FONTE: O Correio
Na minha última coluna n’ O CORREIO escrevi sobre os desafios que o novo governo eleito enfrentará para promover o desenvolvimento rural, citando cinco elementos fundamentais, demandados pela população do campo em Cachoeira do Sul: Saúde, Segurança, Educação, Infraestrutura e Apoio à produção. Hoje quero descrever apenas sobre um deles, um desafio que afeta a todos, mas que para a população rural esta demanda já é antiga.
Se fizermos uma lista de problemas enfrentados pela população rural, com certeza o acesso à saúde pública de qualidade vai aparecer entre os principais. Os problemas da saúde pública no meio rural são um reflexo do descaso com o SUS de forma geral, como cortes de recursos, calotes de governos e falta de investimentos. As pessoas que dependem do SUS para tratarem suas enfermidades conhecem bem de perto esta realidade. Desta forma, no meio rural a situação se agrava e o que a área urbana sofre neste sentido hoje, o campo sobre há décadas.
O meio rural de Cachoeira do Sul é grande e sofre de uma série de atrasos. Apesar de termos recebido investimentos em saúde nos últimos anos, como construção de postos de saúde, programa Mais Médicos, agentes de saúde, entre outros, é importante aprofundarmos na resolução dos problemas.
Os desafios da saúde pública no meio rural consistem em amplificar os atendimentos, ter além das consultas também os medicamentos, com disponibilidade nas unidades básicas de saúde no interior. Além disso, os atendimentos médicos e odontológicos no meio rural deveriam contar com uma farmácia do SUS itinerante, qualificando o serviço e evitando o deslocamento de quem é atendido até a cidade

Compartilhe via: