A CONAFER trata como prioridade a saúde dos seus filiados e colaboradores, por isso, nesta semana, a Secretaria Nacional Indígena (SNI) promoveu uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama para o povo Xukuru, na cidade de Pesqueira, em Pernambuco. O encontro aconteceu no dia 16 de outubro, na sede da Federação das Associações dos Agricultores Familiares de Pernambuco (FAFERI-PE). Esta ação faz parte da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. Como todo ano acontece, o objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce 

Além da palestra sobre o Outubro Rosa, a CONAFER também possibilitou que as participantes fizessem exames de glicemia, toque de mama e aferição de pressão. As mulheres aprenderam como se auto examinar com o toque de mama e foram orientadas a procurar postos de saúde caso percebam qualquer alteração. São atitudes que contribuem para a redução da mortalidade por esta doença. 

Exame médico, cuidados com a saúde e o toque de mama

É muito importante para as mulheres realizarem regularmente exames com o seu médico. Também é fundamental os cuidados com a alimentação, exercícios físicos e sono como prevenção. O auto exame também deve ser feito como apoio na identificação de alterações na forma, cor, textura, tamanho e a presença de caroços nos seios. Quando a doença é identificada cedo pode ser tratada, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. 

Para se auto examinar, não tem mistério: basta ficar de frente ao espelho e observar a superfície, o contorno e o bico dos seios. Para verificar se há alguma alteração é necessário levantar o braço enquanto apalpa a mama com a mão. Faça movimentos circulares suaves de cima para baixo e repita o procedimento na outra mama. Os profissionais de saúde recomendam fazer o auto exame de mama entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação, quando as mamas estão indolores e mais flácidas. Caso a paciente esteja na menopausa, a orientação é escolher uma data fixa todos os meses.

Outras ações de saúde da SNI

Na manhã do dia 16 de outubro, a equipe da SNI realizou a entrega de 45 carteirinhas do MAIS VIDA BRASIL, na aldeia Tupinambá, em Ribeirão do Largo, Bahia. O território já conta com mais de 80 filiados da Confederação. O MAIS VIDA BRASIL é o programa de benefícios em saúde mais completo da agricultura familiar, voltado aos filiados e colaboradores da entidade. Dentre os serviços estão a telemedicina, o reembolso de medicamentos, a assistência odontológica, o seguro de vida e o auxílio funeral. 

Com o objetivo de apoiar a campanha Outubro Rosa na aldeia Jaguapiru, em Dourados-MS, a Secretaria Nacional Indígena (SNI) organizou a confecção de lembrancinhas no dia 17 de outubro. Além de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, a equipe da CONAFER também escaneou fichas para novas filiações na comunidade. 

A CONAFER por meio da SNI atua pelo bem-estar dos povos indígenas. Por este motivo, o suporte que a Confederação oferece com os cuidados da saúde é feito de forma horizontal, com olho no olho e de ser humano para a comunidade. Por isso, as equipes da SNI estão nos territórios e aldeias, apoiando diretamente os nossos povos originários e comunidades tradicionais.

Compartilhe via: