Uma parceria estratégica para impulsionar a agricultura familiar no Brasil foi estabelecida nesta terça-feira na capital federal. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) formalizaram um acordo com o objetivo de elevar a competitividade do agronegócio, com um enfoque especial no setor agrofamiliar e nas pequenas propriedades rurais que desempenham um papel crucial no cenário agrícola do país. A CONAFER aplaude essa iniciativa que tem implicações significativas para os agricultores familiares em todo o Brasil

As áreas de atuação planejadas incluem o fortalecimento do cooperativismo, aprimoramento da assistência técnica, extensão rural, adoção de inovações tecnológicas, promoção de energia renovável, sustentabilidade, treinamento e capacitação técnica. Décio Lima, presidente do Sebrae, ressaltou a relevância deste acordo no contexto das metas globais. Ele lembrou que o Brasil, na presidência do G20, assumiu o compromisso de erradicar a fome e afirmou: “O acordo firmado entre o Sebrae e a FAO representa um passo significativo em direção à solução desse desafio vital.”

Além de suas metas internas, o acordo propõe o desenvolvimento de planos de ação estratégicos que visam impulsionar a produtividade do setor agrofamiliar, contribuir para o planejamento e implementação de políticas públicas e conduzir estudos para identificar oportunidades de mercado e demandas internacionais.

Durante a cerimônia, a FAO também formalizou acordos com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, elogiou o compromisso brasileiro na luta contra a fome e destacou o papel construtivo do Brasil na missão global da FAO para os próximos dois anos. 

“Parcerias como essas, celebradas hoje, fortalecem os laços entre o Brasil e a FAO, compartilhando valores fundamentais na luta contra a fome e a pobreza”, enfatizou o Ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira.

O setor agrofamiliar brasileiro desempenha um papel crucial no panorama agrícola brasileiro, com 77% dos 5 milhões de estabelecimentos agropecuários do país classificados como pequenas propriedades familiares, responsáveis por 23% da área de todos os estabelecimentos rurais. Em 2017, a agricultura familiar empregava mais de 10 milhões de pessoas nos estabelecimentos agropecuários, de acordo com o IBGE.

Nos últimos anos, o Sebrae tem desempenhado um papel vital no apoio aos agricultores familiares, com mais de 1,1 milhão de atendimentos a mais de 100 mil produtores rurais por meio de programas como Juntos pelo Agro, ALI Rural (Agentes Locais de Inovação Rural), programa Brasil + Competitivo, Agronordeste, Produzir Brasil e o Brasil à Mesa. A CONAFER também se soma a esse esforço pelo desenvolvimento sustentável do setor, com programas como o +Pecuária Brasil, que já está em mais de 3500 municípios e projeta mais de um milhão de bezerros nascidos até 2025, todos com melhoramento genético para aumento da capacidade produtiva. 

“A agricultura familiar e as pequenas propriedades rurais no campo são fundamentais para que o Brasil saia do Mapa da Fome mais uma vez. Parcerias como esta vão nos ajudar a desenvolver cada vez mais o setor, promovendo geração de emprego e renda para a nossa população, além de contribuir para o abastecimento da população com comida saudável e de qualidade”, finaliza Décio Lima, presidente do Sebrae.

Compartilhe via: