Secom CONAFER

Tendência de sustentabilidade, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) serão decisivos à nova economia que se desenha no segmento agrofamiliar, com a produção de alimentos, de forma totalmente agroecológica e rentável, contribuindo na regeneração de áreas degradadas, sem gerar impactos negativos nos ecossistemas. Com o objetivo de auxiliar os agrofamiliares, capacitando-os para a implementação assertiva deste sistema, as empresas parceiras da CONAFER, Florestyo e Flora Orgânicos, realizarão, no período de 3 a 5 de junho, o curso “Agrofloresta – Método de Regeneração do solo”. A capacitação dos inscritos será feita pelo engenheiro agrônomo especialista em SAFs, Alexandre Pinheiro, e pelo agricultor pesquisador da área, Gabriel Borges, no sítio Florestyo, localizado no Lago Oeste (Brasília). Os interessados poderão efetivar sua inscrição por meio do preenchimento do formulário disponibilizado via link ou QR Code, com pagamento da taxa de inscrição até o dia 3 de junho. Serão 25 vagas oferecidas aos interessados nesta capacitação, e os participantes receberão o certificado digital, após concluírem o curso. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones e WhatsApp: (61) 99805 6970/ (61) 99906-2304. Link para inscrição: https://bit.ly/cursoagroconafer

A regeneração dos solos na cadeia de produção de alimentos envolve o uso de tecnologias sociais como os SAFs, que viabilizam a integração entre florestas, agricultura, extrativismo e criação de animais, de forma sustentável e colaborativa com o meio ambiente. Os SAFs fazem uso de espécies arbóreas de portes e ciclos diferenciados, associadas a cultivos agrícolas, intercaladas de forma que possam aproveitar o espaço de plantio tanto na vertical quanto na horizontal. A técnica é apropriada para recuperar solos degradados, promover equilíbrio ambiental, infiltração de água no solo, garantir autonomia alimentar e estreitar a relação do homem com a terra.

O curso se desenvolverá com aulas teóricas e práticas sobre os seguintes temas: implantação, revitalização, enriquecimento e manejo em SAFs; técnicas de podas em sistemas estabelecidos; adubação e insumos utilizados; uso de ferramentas e equipamentos; e planejamento agrícola e viabilidade econômica. Além disso, as aulas teóricas disporão sobre os conceitos de: sucessão ecológica de espécies; estratificação; cobertura do solo; sistemas de colonização, acumulação e abundância; consórcio de espécies; sistemas vivos biodiversos; e ciclos naturais.

Os temas abordados durante o curso permitirão aos participantes compreenderem os princípios e conceitos fundamentais aplicados à técnica de implementação dos SAFs, e, com isso, implantá-los em qualquer ambiente. O desenvolvimento de um SAF permite ao agricultor produzir até 10 toneladas anuais de alimentos por hectare, a depender das condições de manejo dos cultivares, como o tipo de cultura, o solo e o clima, além de manterem estável a produtividade agrícola ao longo do tempo, ao promoverem a recuperação dos solos utilizados.

“O curso será realizado pelo engenheiro agrônomo especialista em SAFs, Alexandre Pinheiro, e pelo agricultor pesquisador da área, Gabriel Borges, no sítio Florestyo, localizado no Lago Oeste (Brasília)”

A produção desses sistemas concilia a produção de alimentos com a gestão das riquezas naturais para proteção ao meio ambiente, com melhor aproveitamento e uso consciente dos recursos, promovendo o desenvolvimento sustentável das regiões produtivas. Ao contar com maior biodiversidade, esses arranjos produtivos são mais compatíveis com a conservação do ambiente natural, favorecendo o impacto positivo dos alimentos sobre o solo, mitigando as perdas de água, contribuindo no controle de pragas e doenças, promovendo a biodiversidade e os avanços da biotecnologia para que os agrofamiliares produzam um desenvolvimento socioeconômico e ambiental mais sustentáveis.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones e WhatsApp: (61) 99805 6970/ (61) 99906-2304. Link para inscrição: https://bit.ly/cursoagroconafer

Compartilhe via: