Uma equipe técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária, liderada por Irajá Lacerda, secretário-executivo do Mapa, reuniu-se com a equipe técnica da Confederação, em sua sede, em Brasília, na manhã de ontem, dia 23. Para a entidade é muito importante levar aos seus associados, agricultores familiares de todo o país, além dos inúmeros programas e serviços criados e desenvolvidos pela própria entidade, as políticas públicas de Estado que fazem a diferença nas comunidades mais vulneráveis, e que também fortalecem os produtores já inseridos na grande cadeia produtiva do campo. O vice-presidente, Tiago Lopes, junto com assessores e diretores, apresentou os trabalhos que estão em andamento em todo o país, como o +Pecuária Brasil, maior programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional, o Mais Floresta Brasil, resultado de um acordo de cooperação técnica entre a CONAFER e o Ministério da Agricultura, além de outros projetos que estão fazendo a diferença no segmento agrofamiliar brasileiro

O secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, é mato-grossense de Cáceres. Formado em Direito pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso, desde 2008, iniciou as atividades como advogado em 2008, atuando na área de Direito Agrário e Direito Ambiental. Já foi presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/MT entre 2017 e 2020, e presidiu a Câmara Setorial Temática de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 2017. Irajá Lacerda tem, portanto, muito conhecimento do segmento agrofamiliar, o que é importante nesta interlocução da CONAFER com o Mapa.

O vice-presidente Tiago Lopes falou da estrutura da Confederação formada pelas Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações. Dos projetos produtivos e de crescimento socioeconômico que estão sendo levados aos filiados de todas as categorias de agricultores familiares do Brasil, um trabalho focado em  agricultura familiar mais produtiva, rentável, sustentável, e principalmente, autônoma.

À esquerda da foto, Tiago Lopes, vice-presidente da CONAFER, apresentando os projetos da Confederação ao secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda (canto direito da foto)

O secretário Irajá ouviu de Tiago Lopes um relato da presença da CONAFER em todo o território nacional. Foi apresentado o +Pecuária Brasil, programa de biotecnologia reprodutiva que está em todo o país, nos 27 estados, em 3 mil cidades, levando mais do que inseminação artificial, protocolos e logística, mas entregando a efetiva prenhez do animal, não existindo nada similar na história do segmento agropecuário. 

Os técnicos do Mapa conheceram o MAIS VIDA BRASIL, criado com uma série de serviços e benefícios voltados aos associados e colaboradores da CONAFER, em parceria com a BSF Saúde e o Terra Bank. Com a maior cobertura do mercado, o plano garante reembolso medicamento, orientação farmacêutica, assistência odontológica, telemedicina, seguro de vida e auxílio funeral. A ideia é que o segurado em caso de necessidade, entre em contato com o MAIS VIDA de uma forma simples, por meio de canais de atendimento. O serviço é desburocratizado para que todos tenham acesso, disponibilizado por canais telefônicos, canal via WhatsApp, com acesso muito mais fácil, muito mais rápido, tudo para não perder tempo. 

Outro programa muito importante para a CONAFER, e que foi apresentado ao Mapa, é o ERA nas Escolas, que contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais por meio de sucatas recicláveis e retornáveis, cultivo de hortas, incluindo-se o ensino das cadeias produtivas e como os alimentos podem ser utilizados no preparo das refeições na escola, o que é  fundamental neste processo. O ERA nas Escolas desenvolve com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição, sensibilizando-as sobre a importância da preservação dos ecossistemas e meio ambiente. 

Um programa que é exemplo de política pública, e ambiental ao mesmo tempo, é o Mais Floresta Brasil, resultado do Acordo de Cooperação entre a CONAFER e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Mapa, no apoio ao engajamento na regularização ambiental das propriedades agrofamiliares, envolvendo a implantação da recuperação de florestas e de tecnologias agroecológicas, conforme as diversas ações do plano de trabalho. O SFB tem a missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando esta agenda estratégica para a economia do país. E a CONAFER tem nas suas bases uma extensa ligação com os agricultores em todos os biomas brasileiros, podendo dar suporte nesta conexão entre os agrofamiliares e o Serviço Florestal, fortalecendo o caráter socioambiental do programa.

A equipe do Mapa também conheceu todo o trabalho que a CONAFER realiza em benefício das diversas categorias de agricultores, como as ações em favor dos povos indígenas e tradicionais de todo o país. A Confederação tem levado assistência para dezenas de aldeias de Norte a Sul do país, no Brasil mais profundo, como as aldeias ribeirinhas no Alto Rio Negro, com apoio permanente às comunidades de Barcelos e região, em especial os yanomamis e barés.

Na última década, a Confederação ampliou as suas bases nos 27 estados, gerando relações diariamente com novos associados, implantando centenas de acordos de cooperação técnica com órgãos públicos e privados, ligados diretamente ao setor agrofamiliar. Agora, por meio de novas plataformas digitais, agricultores de todo o país estão sendo conectados com novos produtos e serviços, dando início a um novo ciclo para consolidar ainda mais a marca CONAFER como sinônimo de agricultura familiar.

Compartilhe via: