Nesta última quinta-feira, 16 de março, o presidente Carlos Lopes apresentou ao secretário Saulo Dias, a pauta da Confederação para uma transição ecológica rumo à economia verde. Este debate é fundamental neste momento, e precisa ser realizado entre todos os atores do processo. Saulo Dias é formado em Gestão Pública, especialista em economia do setor público, meio ambiente e sustentabilidade. Ex-assessor na Câmara Federal, foi gerente de Implantação de Políticas para a Juventude do DF, diretor na Secretaria da Criança GDF e diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Habitação do DF. No encontro na sede da CONAFER, em Brasília, Carlos Lopes falou dos projetos e programas pautados na economia verde, a economia que busca reduzir os riscos ambientais e a escassez ecológica, focando no desenvolvimento sustentável sem a degradação do meio ambiente. Em tempos de aprofundamento da crise climática e das necessidades de produção sustentável de alimentos, ter este olhar para o futuro é decisivo para a Confederação. Saulo Dias também conheceu mais sobre a história da entidade, que desenvolve políticas estratégicas de sustentabilidade desde a sua fundação em 2011.

Foi com está visão estratégica que a CONAFER implantou projetos produtivos nas 5 regiões do país, como o +Pecuária Brasil, uma revolução genética em andamento nos 27 estados brasileiros, um programa totalmente sustentável de biotecnologia reprodutiva, pois o melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura, garantindo mais lucros com menores custos, conservando os solos e os recursos hídricos, preservando a biodiversidade, possibilitando o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da obtenção de melhores pastagens com mais qualidade nos períodos críticos do ano. É desta forma que devemos produzir mais proteína animal e elevar a produção de leite para uma população que cresce em patamares cada vez maiores.

O presidente Carlos Lopes entregou ao secretário Saulo Dias uma maquete da loja da Jaguar, marca de artesanato indígena produzido pelo povo pataxó hã-hã-hãe do Sul da Bahia

Mas uma economia verde para ser potencializada, depende de outros fatores também. Por isso, a CONAFER atua na regularização fundiária, oferece suporte jurídico, leva crédito do Pronaf nas mãos do agricultor e desenvolve projetos de extensão rural para todas as categorias de produtores: extrativistas,  piscicultores, pecuaristas, ribeirinhos, lavouristas, artesãos, indígenas, quilombolas, assentados, sempre na perspectiva agroecológica. 

A CONAFER e o Agroflorestamento

O secretário Saulo Dias também conheceu os detalhes do acordo de cooperação técnica entre a CONAFER e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério da Agricultura e Pecuária. Dele nasceu o +Floresta Brasil para levar regularização ambiental aos agricultores familiares do país, um projeto ambicioso de sustentabilidade. O objeto do acordo é o apoio no engajamento na regularização ambiental das propriedades agrofamiliares, envolvendo a implantação da recuperação de florestas e de tecnologias agroecológicas, conforme as diversas ações do plano de trabalho. 

O SFB tem a missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando esta agenda estratégica para a economia do país. E a CONAFER tem nas suas bases uma extensa ligação com os agricultores em todos os biomas brasileiros, podendo dar suporte nesta conexão entre os agrofamiliares e o Serviço Florestal, fortalecendo o caráter socioambiental do programa. A recomposição florestal do Brasil é fundamental na proteção dos ecossistemas nacionais, e depende do sucesso no uso sustentável de recursos naturais. Este processo necessita de inúmeras tecnologias a serem aplicadas para a implantação de um plano de manejo adequado, criando sistemas produtivos funcionais para a geração de emprego e renda, e ao mesmo tempo buscando a redução dos passivos ambientais, mantendo a sobrevivência e a sustentabilidade no meio rural. 

Acordo da CONAFER com o Serviço Florestal Brasileiro vai levar regularização ambiental aos agricultores familiares do país

Outro projeto apresentado pelo presidente Carlos Lopes, e que tem um compromisso com a sustentabilidade no meio rural, é o ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, criado para fortalecer os empreendedores rurais, conduzindo para novas oportunidades, orientando na administração de sua propriedade, implantando novas atividades de produção, ampliando as atividades já existentes, garantindo rentabilidade e sustentabilidade. O ERA oferece prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Todos desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e na gestão de negócio, permitindo a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

A CONAFER e o cidadão do futuro

Com o ERA nas Escolas, Uma Vida Verde, um novo caminho se abre para contribuir na formação de cidadãos responsáveis com a preservação e o futuro do planeta. A pedagogia utilizada no ERA nas Escolas contempla diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, coletas de dados, confecções de materiais educativos por meio de sucatas recicláveis e retornáveis. 

Com o ERA nas Escolas, as metodologias ativas também são trabalhadas ao realizar atividades com a horta, uma vez que a aprendizagem se torna mais eficaz com a prática

Mediante a participação ativa dos alunos, que aprendam de forma lúdica e divertida, com estudos de caso, pesquisas de campo, interações do grupo e conhecimento dos processos de plantio, cultivo e colheita, a horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual as crianças têm contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, das frutas e dos legumes. Em sua fase inicial, o programa já chegou em muitos estabelecimentos de ensino do Distrito Federal. Agora, com o seu sucesso, diversos estados e municípios já demonstraram interesse e iniciaram tratativas para levar o ERA nas Escolas às crianças de todo o país. 

Estas são as respostas da Confederação ao aumento da demanda por alimentos, à necessidade de produção em escalas maiores, de combater as mudanças climáticas com projetos que respeitam o meio ambiente, apoiando os pequenos produtores e empreendedores familiares em todas as suas necessidades. E mais ainda, estamos atuando pelo engajamento das novas gerações com a consciência de que a produção de alimentos deve ser aliada da sustentabilidade do planeta. 

Compartilhe via: