O PEC Brasil, Polo de Empreendedorismo para Comunidades Rurais,vinculado à CNAES, Coordenação Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER, segue com as ações de doação de computadores e equipamentos eletrônicos às comunidades rurais e indígenas, em colaboração com o Ministério das Comunicações. Até o momento, já foram atendidas mais de 25 entidades organizadas em todo o Brasil, e somente no meses de junho e julho de 2024, totalizando 80 unidades de equipamentos eletrônicos doados e 15 comunidades indígenas beneficiadas

A Coordenação Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade, sob o comando de Verbena Lúcia Melo Gonçalves, tem trabalhado pela inclusão digital em todo o país por meio do programa PEC Brasil. Antes do seu lançamento, já haviam sido mapeadas as comunidades tradicionais e de indígenas que poderiam receber as doações: indígenas, quilombolas, pescadores, assentados, ribeirinhos, todos agricultores familiares. Até o momento, já foram atendidas mais de 25 entidades organizadas em todo o Brasil. Somente nos meses de junho e julho de 2024, totalizando mais de 80 unidades de equipamentos eletrônicos doados e mais de 15 comunidades indígenas beneficiadas. Os estados atendidos nestes meses foram: Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

A coordenadora Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER, Verbena Lúcia Melo Gonçalves, participa de reunião sobre as ações do PEC Brasil

O PEC BRASIL  

O Programa Polo de Empreendedorismo para Comunidades Rurais do Brasil, coordenado pela CNAES, não tem medido esforços para realizar parcerias com comunidades e lideranças indígenas de todo o Brasil, em busca da inclusão digital das comunidades tradicionais e originárias do território nacional.

Uma das frentes de atuação do programa são as comunidades do Rio Negro, por isso, a equipe CNAES se reuniu com lideranças da Federação de Associações Indígenas do Rio Negro, da Associação Xoromawé Indígena, entre outras cooperativas e demais entidades. Durante os encontros, foram levantadas demandas para entregas de computadores às comunidades, assim como instalação de telefonia e internet em pontos isolados e a promoção de capacitação e cursos voltadas para as áreas de informática, tecnologia, mídias sociais, saúde, educação socioambiental, agricultura familiar, empreendedorismo, entre outros temas.

A região do Rio Negro é representada por mais de 25 povos, 1.000 comunidades e 70 mil indígenas que estarão sendo atendidos paulatinamente pelo Programa PEC, oportunizando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e a qualificação profissional e técnicas dos interessados. Até o momento, já foram doados computadores às comunidades indígenas e colônias de pescadores dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Compartilhe via: