da Redação

A prefeitura de Jussari, sul da Bahia, a 500 km da capital Salvador, assinou na manhã do último dia de fevereiro, 28, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implementação do +Pecuária Brasil no município. O termo foi assinado pelo prefeito, Antônio Carlos Bandeira Valente, pela secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lucélia de Melo Berbert, e depois recebido pelos representantes locais da Confederação. O programa tem como objetivo buscar durante 4 anos uma alta performance reprodutiva, multiplicando e elevando a qualidade dos plantéis, com maior geração de renda aos pequenos produtores, culminando em mais desenvolvimento socioeconômico aos municípios, simultaneamente nas regiões que participam da cadeia produtiva da bovinocultura. Para a secretária Lucélia Berbert, “a parceria com a CONAFER trará uma melhoria no rebanho bovino, tanto de corte como de leite, disponibilizando aos pecuaristas um plantel de qualidade, com características genéticas de maior porte e peso, otimizando a produção”

A pequena cidade de Jussari, no sul da Bahia, segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 115 estabelecimentos agropecuários. Esta vocação para a bovinocultura recebe agora um impulso inédito. A cidade dará início já no próximo mês de março, às primeiras ações para implementação do +Pecuária Brasil.

A cidade de Jussari, no sul da Bahia, sela parceria com a CONAFER para implementação do +Pecuária Brasil

Após a assinatura do acordo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, coordenada pelo corpo técnico da CONAFER, irá selecionar entre os pequenos produtores, aqueles que cumprem com todos os requisitos exigidos para a inseminação dos seus rebanhos, como os relacionados à nutrição animal, estrutura e escore corporal das vacas. Depois de feita a seleção dos habilitados, a equipe técnica da Confederação dará início à preparação dos animais para a realização da inseminação e o acompanhamento da prenhez.

Segundo dados do IBGE, o município de Jussari tem como destaque o mercado leiteiro. No último censo em 2017, o resultado da produção atingiu o valor de R$756,524 mil, com um total de 805 mil litros por ano.

No centro, o prefeito de Jussari, Antônio Carlos Bandeira Valente, com as assessoras da CONAFER, Raimunda Matias (à direita) e Arariquele Cardoso (à esquerda)

Agora, com o +Pecuária Brasil, os produtores agrofamiliares têm a oportunidade de alavancar o seus negócios por um período de 4 anos, tempo suficiente para desenvolver a cultura da difusão genética em suas propriedades.

No centro, Lucélia de Melo Berbert, secretéria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Jussari, com as assessoras da CONAFER, Arariquele Cardoso (à sua esquerda) e Raimunda Matias (à sua direita)

Neste primeiro momento, a seleção dos pecuaristas a serem contemplados pelo programa é definida para programar os treinamentos e logística na distribuição das 600 doses anuais de material genético entre as propriedades rurais, seguindo com protocolos de inseminação do rebanho, que por 4 anos produzirão milhares de prenhezes. Os produtores credenciados receberão todas as orientações e instruções feitas pela equipe técnica de especialistas da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do embrião.

No centro, o produtor Agenor Alves Barreto, um dos pecuaristas familiares que será atendido pelo +Pecuária

Para o produtor de leite, Agenor Alves Barreto, “uma vez que não temos acesso às grandes matrizes, o +Pecuária Brasil nos trará uma redução de custo de produção e com a manutenção do reprodutor”. O programa, além de trazer resultados positivos sobre a precocidade sexual, eficiência alimentar e resistência a doenças do animal, disponibiliza uma produção pecuária mais sustentável, incrementando a produtividade em até quatro vezes, com manejo adequado do pasto sem destruir áreas verdes, e utilizando o mesmo rebanho.

Mais informações sobre o +Pecuária Brasil em Jussari podem ser obtidas pelo WhatsApp e telefone: (73) 98168-6365

Compartilhe via: