da Redação
A CONAFER e a Secretaria de Agricultura de Goianésia selaram nesta terça-feira, 19 de outubro, um acordo de cooperação técnica para levar o +Pecuária Brasil aos pecuaristas do município e região. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta tarde em live às 14h00. Participaram pela CONAFER, o vice-presidente Tiago Lopes, a coordenadora do +Pecuaria Amanda Soares, o coordenador técnico do programa Renato Guimarães, o gerente regional de vendas da ALTA GENETICS Márcio Delfino, Manoel Oliveira representando a Secretaria de Agricultura de Goianésia, e a secretária Josiene Ribeiro representando os produtores rurais da Cooper Familiar. Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goianésia tem mais de 20 mil cabeças de gado de corte e leite. Agora com o +Pecuária, que surgiu da parceria entre a CONAFER e a líder mundial em inseminação artificial, a ALTA GENETICS, é possível ampliar esta perspectiva, pois o melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por produtos de alto valor agregado, sustentabilidade ambiental e fortalecimento de toda a cadeia produtiva da agropecuária familiar, gerando mais emprego e renda no campo
O rebanho bovino no Estado de Goiás é o segundo maior do Brasil contando com mais de 20 milhões de cabeças de gado de corte e leite. Com os pecuaristas agrofamiliares de Goianésia e região, que serão beneficiados ao longo de 4 anos pelo programa +Pecuária, com certeza haverá uma grande contribuição do pequenos produtores para aumentar estes números.
Live fez o lançamento do +Pecuária Brasil em Goianésia
Agora com o +Pecuária Brasil, a agropecuária familiar goianesiense recebe um impulso importante, não apenas pelo aspecto de melhoria da qualidade dos plantéis e da produção dos rebanhos, como também pelo horizonte que se abre para todo o segmento agrofamiliar da região.
Saiba mais sobre o +Pecuária Brasil
+Pecuária Brasil é + vantagens ao pecuarista agrofamiliar
A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma fazenda com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Os produtores terão apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel por meio de inseminação artificial. Tudo sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período.
+Pecuária Brasil é + qualidade no rebanho
As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade dos sêmens tem a garantia da empresa ALTA GENETICS, referência internacional em genética bovina. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.
+Pecuária Brasil é + lucro no negócio
Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.
+Pecuária Brasil é + tecnologia na produção
A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção. Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas da fazenda, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.
+Pecuária Brasil é + sustentabilidade no campo
O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.
+Pecuária Brasil é + desenvolvimento para os estados
O programa integra-se às políticas públicas dos estados. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER, os governos estaduais têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.
Assista ao vídeo abaixo: