Após 2 anos do seu lançamento, o +Pecuária Brasil se consolidou como o maior programa genético da bovinocultura nacional. Mas não apenas pelos seus números, por estar em 3,5 mil municípios, ou pela projeção do nascimento de mais de 1 milhão de bezerros até 2026. O pacote tecnológico, a matéria-prima, os insumos e recursos humanos que envolvem a cadeia produtiva do +Pecuária, devem gerar centenas de milhares de empregos e aumentar a geração de renda na pecuária agrofamiliar de forma indelével. Isto é, o cenário deste segmento nunca mais será o mesmo. Com 100 mil propriedades aderindo ao +Pecuária até 2025, estima-se a criação de mais de 50 mil novos postos de trabalho a cada ano, podendo gerar mais de 500 mil empregos em uma década. Será necessária a criação de vagas diretas para funcionários nas propriedades beneficiadas, nos protocolos de inseminação das cidades, na indústria da nutrição animal, nas atividades veterinárias, na agroindústria da carne, nas fábricas de laticínios, nas lojas de vendas de insumos, nos projetos de integração lavoura-pecuária-floresta, além das vagas indiretas nos comércios e serviços das cidades impactadas, o que deve acelerar ainda mais o crescimento do +Pecuária Brasil, um programa inovador e que tem contribuído para o desenvolvimento do país
Os pequenos produtores do +Pecuária Brasil estão gerando uma demanda jamais vista no campo. E que só tende a aumentar. A bio reprodutividade em larga escala oferece um crescimento exponencial ao mercado pecuarista, e que vai perdurar pelas próximas décadas com a sua expansão e adesão permanente à inseminação artificial pelos produtores, provocando a criação de centenas de milhares de empregos e o aumento da geração de renda dos pequenos pecuaristas.
Com 100 mil propriedades aderindo ao +Pecuária até 2025, estima-se a criação de mais de 50 mil novos postos de trabalho a cada ano
O setor pecuarista é um dos principais geradores de postos de trabalho do agronegócio, sendo que 80% do mercado do leite é abastecido pelo pequeno produtor e 31% do gado de corte é agrofamiliar. Em 2020, a agropecuária liderou a geração de novos postos de trabalho com 98 mil novas vagas, obtendo crescimentos sucessivos em 2021 e 2022. Fazendo uma análise da extensão do +Pecuária, temos hoje 3,5 mil cidades com acordos assinados, sendo 1,5 mil com protocolos avançados.
Presente hoje em 3,5 mil municípios, o +Pecuária deve gerar o nascimento de mais de 1 milhão de bezerros até 2026
Neste ritmo teremos mais de 5 mil municípios atendidos até 2025. Considerando uma média de 20 propriedades por município, serão 100 mil propriedades rurais participando do programa. Com uma média de 20 vacas inseminadas por propriedade e uma taxa de 50% de prenhez (média do +Pecuária Brasil é superior à média nacional de prenhezes), chegamos a uma projeção de 1 milhão de bezerros nascendo até 2026.
Fazendo um recorte dos últimos 2 anos, e já projetando a pecuária nacional com dados de produção do +Pecuária Brasil, é possível ver o impacto na cadeia produtiva do maior programa de melhoramento genético do país. E sem similar no mundo. Com 1 milhão de novos bezerros, haverá um incremento de 1 milhão de indivíduos geneticamente superiores em um plantel de 70 milhões de cabeças de gado dos pequenos produtores, isto é, um impacto de 1,43% de qualidade superior no segmento, e que será aumentado a cada ano com adoção da cultura do melhoramento genético permanente, a partir de agora, nos rebanhos agrofamiliares brasileiros.
Com 1 milhão de novos bezerros, haverá um incremento de 1 milhão de indivíduos geneticamente superiores em um plantel de 70 milhões de cabeças de gado dos pequenos produtores
Outra vantagem do programa, é que em uma década os rebanhos nascidos da sua bio reprodutividade terão um altíssimo nível de valor agregado, modificando permanentemente os padrões dos rebanhos agrofamiliares e a economia do campo. Projetando o incremento dos resultados do +Pecuária nos próximos anos, teremos uma expansão vertiginosa dos mercados interno e de exportação. A revolução genética do campo está chegando nas gôndolas, na casa dos brasileiros e de pessoas do mundo inteiro.
No ritmo de crescimento do +Pecuária Brasil, teremos mais de 500 mil novos empregos em uma década
É sempre relevante lembrar que o +Pecuária Brasil integra-se às políticas públicas. Por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER, governos municipais têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.
O gráfico de barras acima ilustra o impacto estimado do +Pecuária Brasil na geração de empregos desde 2020 até a projeção para 2025. As barras azuis claras representam o número total de empregos gerados anualmente no setor agropecuário, enquanto as barras verdes claras indicam os novos postos de trabalho criados especificamente devido à adesão ao programa +Pecuária. Este gráfico destaca não apenas o crescimento constante no número de empregos gerados ao longo dos anos, mas também o papel significativo do +Pecuária na contribuição para esse aumento, demonstrando o impacto positivo do programa na economia agropecuária e na geração de emprego.