No dia 15 de fevereiro de 2021 surgia o +Pecuária Brasil. O seu planejamento nasceu um pouco antes, quando ainda em 2020 a CONAFER e a Alta Genetics estruturavam aquele que viria a ser o maior programa de melhoramento genético do país. Depois de 3 anos, presença nos 27 estados e 3,5 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados, podemos constatar em números a revolução que o +Pecuária provocou na bovinocultura nacional. O programa foi capaz de inaugurar algo inédito: a diminuição da distância entre pequenos e grandes produtores no acesso à bio reprodutividade. Desde a criação do +Pecuária Brasil, 100 mil inseminações foram realizadas, sendo 44 mil confirmadas. Já nasceram 16 mil bezerros e outros 16 mil vão nascer em breve. São 10,446 mil famílias atendidas. O sucesso do +Pecuária Brasil permite projetar mais de 1 milhão de bezerros nascidos até 2026. Motivos não faltam para comemorar o terceiro ano de uma ideia que se materializou num divisor de águas na pecuária brasileira

Os pecuaristas familiares nunca tiveram à disposição, e a custo zero, o acesso à moderna engenharia genética, por meio de um pacote tecnológico de inseminação bovina contemplando, além dos sêmens de touros raçadores, a orientação na nutrição e insumos, as aplicações hormonais, os diagnósticos de gestação, e toda a logística e aparato técnico até a efetiva prenhez do animal. 

O +Pecuária Brasil tem sido muito importante para o crescimento socioeconômico de estados e municípios. Além do aumento da produção dos rebanhos, de corte e leite, o programa está gerando mais renda e novos empregos nas 5 regiões. Outra vantagem do +Pecuária é a sua contribuição para o desenvolvimento da biotecnologia na bovinocultura nacional, ao mesmo tempo em que está de acordo com os objetivos de sustentabilidade do planeta. O efeito do +Pecuária Brasil impacta todo o segmento econômico da bovinocultura brasileira, incluindo o próprio agronegócio, pois as cadeias produtivas da carne e do leite acabam se somando na composição do PIB Nominal, na balança comercial e crescimento da renda per capita do país. 

A adesão ao programa dos produtores do Brasil inteiro, que pela primeira vez podem multiplicar os rebanhos com sêmens de touros provados das melhores raças, mudou o mapa da pecuária familiar em nosso país. O +Pecuária tem gerado descendentes fortes e saudáveis, bezerros que simbolizam o seu sucesso e o futuro da pecuária nacional. O campo nunca mais será o mesmo para milhares de famílias pecuaristas. Um dos objetivos do projeto é instaurar um novo tempo na bio técnica reprodutiva, criando a cultura da inseminação pelas próximas gerações de produtores.            

Razões que explicam o sucesso dos 3 anos do +Pecuária Brasil

O +Pecuária Brasil entrega ao pecuarista a prenhez do animal. 

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma fazenda com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Os pequenos produtores têm apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel sem nenhum custo durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado até a sua prenhez. 

O +Pecuária Brasil aumenta a qualidade dos rebanhos.

As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade dos sêmens tem a garantia da empresa Alta Genetics, player mundial em genética bovina. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo das melhores raças, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.

O +Pecuária Brasil é mais lucro no negócio.

Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o produtor. 

O +Pecuária Brasil é moderna engenharia genética na produção.

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção. Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas da fazenda, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa. 

O +Pecuária Brasil atua na sustentabilidade do campo.

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

O +Pecuária Brasil leva desenvolvimento para estados e municípios.

O programa integra-se às políticas públicas de estado. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER, os executivos estaduais e municipais têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: