Depois de 2 anos do lançamento do +Pecuária Brasil, o programa se consolida como o mais importante da bovinocultura nacional. O seu grande diferencial é a entrega da prenhez do animal, muito mais do que os sêmens e insumos. Os números impressionam: 100 mil inseminações, 44 mil confirmadas, 16 mil bezerros nascidos, 1,5 mil municípios em fase avançada, 10,446 mil famílias atendidas e 3,5 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados. É uma revolução genética completa que já está presente em todo território brasileiro, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas familiares

A parceria entre a CONAFER, a Ala Genetics, a Alta Brasil e 3,5 mil cidades brasileiras têm gerado resultados expressivos para a pecuária familiar brasileira. Existe uma sequência de ações fundamentais para o sucesso do +Pecuária Brasil. Desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, os protocolos hormonais, a fase de inseminação e a gestação do animal, até o nascimento dos bezerros. Com acordos de cooperação técnica firmados com secretarias de estados e municípios em todo o país, o programa já realizou mais de 100 mil inseminações em 2 anos, sendo 44 mil prenhezes confirmadas. 

Essas prenhezes são viabilizadas por meio da entrega de sêmens e insumos, com inseminação e acompanhamento da gestação realizados pelos veterinários e técnicos da CONAFER. Dessa forma, os pequenos produtores de todo o Brasil têm a oportunidade de desenvolver seus rebanhos bovinos de corte e leite, contribuindo de forma significativa para o crescimento da pecuária nacional.

A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético do +Pecuária Brasil vai diminuir o custo da produção, multiplicar muitas vezes a reprodutividade do rebanho e garantir maior lucro aos pecuaristas agrofamiliares de todo o território nacional.

Uma revolução genética com um grande pacote tecnológico

O +Pecuária Brasil chegou com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, algo inédito na bovinocultura agrofamiliar, gerando renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura. O corpo técnico da CONAFER por meio de um plano de trabalho implanta o +Pecuária Brasil após seleção dos pecuaristas com propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho. As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. 

O +Pecuária Brasil chegou com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, algo inédito na bovinocultura agrofamiliar

O programa +Pecuária oferece acesso aos catálogos de touros provados da melhor qualidade, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Um software de Alta Gestão faz o gerenciamento da reprodução, auxiliando na eficiência da taxa de prenhez e nos índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa. 

Vantagens competitivas aos pequenos produtores brasileiros

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Com o +Pecuária, pequenos produtores têm apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel em todas as fases até a prenhez. Tudo sem custos e com acompanhamento do gado inseminado. 

O +Pecuária Brasil é também um programa multidisciplinar de nutrição, de sanidade do gado, de manejo, e isto faz o programa crescer todo dia. Os resultados em todo o país com 100 mil inseminações, 44 mil confirmadas, 16 mil bezerros nascidos, 1,5 mil municípios em fase avançada, 10,446 mil famílias atendidas e 3,5 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados, são significativos na qualificação do rebanho nacional, melhorando as condições socioeconômicas e a competitividade dos nossos pequenos pecuaristas. Desta forma, a Confederação desenvolve o empreendedorismo agrofamiliar, gerando valor no campo, desenvolvendo habilidades e competências na produção e comercialização, oferecendo aos pequenos produtores rurais, nas 5 regiões brasileiras, um futuro muito promissor. 

Compartilhe via: