Atender 100 famílias durante um ano levando assistência social, psicológica e de saúde. Este é o projeto Pontos de Cuidado, do Estado da Bahia, que o Movimento Indígena da Bahia, o MIBA, tem a missão de levar aos indígenas da região da Costa do Descobrimento, nas aldeias Coroa Vermelha, Mata Medonha, Araticum, Juerana e Agricultura. Para cumprir as etapas do edital do governo baiano, e assim obter o direito de implantar o projeto, o MIBA teve o apoio da equipe técnica da CONAFER, comandada por Antônio Manoel da Silva, diretor de Projetos e Ações Integradas para os Povos. A ação Pontos de Cuidado vai dar atenção à liberdade, redução de danos e inclusão social de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, ou em situação de vulnerabilidade social e econômica

O presidente do MIBA, cacique Zeca Pataxó, explica que “o projeto vai estar sendo englobado com um assistente social, um psicólogo, uma enfermeira, um massoterapeuta. Fazendo o trabalho de cuidar do ser humano que tem problemas com alcoolismo, com droga e com depressão. E isso foi um edital da Secretaria de Bem-estar Social do Estado junto com o MIBA. Durante um ano, né, a gente vai estar executando esse trabalho em cinco aldeias. Aldeia Coroa Vermelha, Aldeia Mata Medonha, Aldeia Araticum, Juerana e Agricultura. Nesse sentido, a elaboração do projeto do MIBA teve apoio dos técnicos da CONAFER que nos ajudou, e a gente está trabalhando juntos nessa etapa”.

À esquerda, o presidente do MIBA, cacique Zeca Pataxó, ao lado do presidente da CONAFER, Carlos Lopes, em agenda na sede da Confederação, em Brasília

Antonio Manoel da Silva, Diretor de Projetos e Ações Integradas para Povos da CONAFER, falou da oportunidade de trabalhar na elaboração do projeto junto com o MIBA. “Certamente, o edital acessado pelo Movimento Indígena da Bahia, e que teve o apoio da nossa Diretoria de Projetos, vai atender as demandas das comunidades locais do sul da Bahia. O acesso ao projeto foi viabilizado através da colaboração do cacique Zeca Pataxó, presidente do MIBA. Conseguimos esse acesso por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a SEADES, demonstrando a importância das parcerias e redes de apoio na execução de projetos significativos”, destacou Antônio Silva.

Antonio Manoel da Silva, Diretor de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER

O diretor de Projetos e Ações ainda informou que além do Pontos de Cuidado que trabalha na inclusão e apoio aos indígenas em vulnerabilidade social, existe outro projetos em parceria com o MIBA focando na implantação de 800 quintais produtivos para beneficiar cerca de 1 mil famílias na Bahia, também da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia.

Antônio Silva revelou que os recursos alocados para o projeto do MIBA serão utilizados na contratação de técnicos para a implantação do projeto em 5 comunidades indígenas. “Esse financiamento é crucial para garantir a qualidade e eficácia na execução das atividades propostas”, afirmou o diretor.

Sobre os quintais produtivos, o projeto é inédito ao envolver a implantação de hortaterapia voltada para a saúde mental, uma abordagem inovadora que promove o bem-estar. Este programa abrangerá mulheres com problemas mentais, pessoas jovens enfrentando questões relacionadas ao alcoolismo, ansiedade, entre outros. O objetivo é atender essa base de pessoas de maneira abrangente e integrada.

Outro projeto de interesse do MIBA, são os quintais produtivos que envolvem a implantação de hortaterapia voltada para a saúde mental, uma abordagem inovadora que promove o bem-estar

Em relação a participação da CONAFER a partir de agora, Antônio Silva falou que “a Confederação irá desempenhar um papel ativo na implantação do projeto, garantindo não apenas a execução eficiente, mas também oferecendo assistência técnica nas cinco comunidades indígenas selecionadas. Esse compromisso demonstra a preocupação da CONAFER em proporcionar um impacto positivo e duradouro nas comunidades que atendemos”, finalizou o diretor de Projetos e Ações da CONAFER.

Compartilhe via: