A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

POVOS ORIGINÁRIOS: CONAFER atende mais de 28 mil famílias indígenas no Centro-Oeste

Foto: Rony Terena / MPI

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil tem 1,7 milhão de indígenas, sendo que 199 mil vivem no Centro-Oeste. Um mapeamento feito nesta terça-feira, 14 de janeiro,  pela Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social (SEPOCS) mostra que, só no Centro-Oeste, os serviços da CONAFER atendem mais de 28 mil famílias indígenas, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Considerando que cada família tem 5 pessoas, a CONAFER atende aproximadamente 140 mil pessoas indígenas, ou seja, mais da metade da população originária do Centro-Oeste.  O objetivo deste levantamento é desenvolver estratégias de trabalho para a SEPOCS com base nas necessidades das aldeias de cada região brasileira, dando continuidade às ações sociais da Confederação que levam educação, saúde e segurança alimentar para os povos originários de todo o país

A CONAFER realiza, de forma permanente, trabalhos nas aldeias que promovem o bem-estar, o lazer e a saúde dos indígenas, por meio de treinos esportivos, do apoio a atividades culturais e do programa Mais Vida Brasil, que leva benefícios em saúde como atendimento por telemedicina, reembolso de medicamentos, assistência odontológica, seguro de vida, auxílio funeral e orientação farmacêutica por telefone. Além disso, a Confederação ajuda os povos originários na produção agrícola e na venda de hortifrútis para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando os agricultores familiares e fortalecendo a autonomia das aldeias. A entidade também busca proteger o meio ambiente e os territórios indígenas com a formação de guardiões ambientais, que monitoram e combatem incêndios nas florestas.

A Secretaria de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo da CONAFER forma guardiões ambientais, que atuam como brigadistas e vigilantes territoriais, combatendo os incêndios e monitorando áreas nas terras indígenas de todo o país

Em números, o resultado do compromisso da CONAFER em apoiar os povos tradicionais é claro e real. Em 2024, mais de 7 milhões em PAA foram conquistados para aldeias, mais de 30 mil brasileiros foram beneficiados com o Mais Vida Brasil, mais de 300 brigadistas combateram o fogo nos territórios indígenas e as ações de solidariedade alcançaram todos os estados e regiões do Brasil. No Centro-Oeste, mais de 28 mil famílias são beneficiadas pela Confederação e vão receber um olhar cuidadoso dos colaboradores da Secretaria Nacional de Povos, Comunidades Tradicionais e Política Social (SEPOCS) neste ano de 2025.

A equipe do Mais Vida Brasil da CONAFER realiza a entrega de kits de higiene bucal para indígenas

De acordo com o levantamento da SEPOCS, no Distrito Federal, 107 famílias dos povos Guajajara, Xucuru de Ororubá, Kariri Xocó, Pataxó, Kuikuro, Bororo e Tuxa são beneficiadas com os serviços da CONAFER. Dessas comunidades, 40 famílias são do povo Guajajara do Noroeste. No mesmo bairro, 19 famílias dos Kariri Xocó são atendidas pela Confederação. Já no Goiás, os serviços da CONAFER alcançam os povos indígenas Karajá, Tapuia e Avá-Canoeiro, totalizando 643 famílias originárias. Neste estado, o povo mais numeroso em beneficiados é o Karajá, com 600 famílias indígenas, que vivem no município de Aruana.

Indígenas Guajajara receberam doações de frutas e verduras da CONAFER, na região Noroeste do DF

No estado do Mato Grosso, a CONAFER atende 9.326 famílias dos povos indígenas Xavante, Tapirapé, Kanela, Bororo, Apyãwa Tapirape e Xingu. Neste estado, o maior número de beneficiados é do povo Xingu, com 5.599 famílias beneficiadas, que vivem no município de Canarana, seguido pelo povo Xavante, com 3.213 famílias beneficiadas, que habitam os municípios de Alto Boa Vista, Nova Nazaré, Água Boa, General Carneiro, Poxoréu, Novo São Joaquim,  São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Barra do Garças, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira e Canarana.

Indígenas do Alto Xingu, Mato Grosso

Já no estado de Mato Grosso do Sul, os serviços da CONAFER alcançam os povos indígenas Guarani, Kaiowá, Terena, Ofaié, Terena Atikum, Guarani-Kaiowá, Kadiweu e Guato, totalizando 18 mil famílias originárias. No Mato Grosso do Sul, o povo mais numeroso em beneficiados é o Guarani-Kaiowá, com 6.398 famílias indígenas, que vivem nos municípios Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina. Em segundo lugar vem o povo Terena, com 5.602 famílias indígenas beneficiadas, que vivem nos municípios Anastácio, Aquidauana, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Miranda, Rochedo e Sidrolândia. 

Indígenas Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul – Foto: Evaristo Sá/AFP

Ao atender mais de 28 mil famílias indígenas no Centro-Oeste, a CONAFER ajuda no fortalecimento da agricultura familiar nas aldeias e na valorização da cultura indígena, promovendo a autonomia e a segurança alimentar dessas comunidades. A Confederação apoia essas famílias de povos originários com assistência técnica, capacitação, doações e outras ações sócio educativas. Além disso, por meio da SEPOCS, a entidade permite que essas comunidades tenham melhores condições de vida, preservando seus territórios e fortalecendo sua participação ativa na economia e na defesa de seus direitos.

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM