Nos dias 26, 27, 28 de junho, as equipes do +Previdência Brasil e do INSS, realizaram uma ação na aldeia de Jaguapiru, em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Um verdadeiro mutirão previdenciário, mobilizando CONAFER e INSS a levar serviços e benefícios por meio de atendimentos aos indígenas da comunidade Guarani Kaiowá. A diretora de Governança e Integração de Sistemas e Convênios da CONAFER, responsável pelo projeto +Previdência Brasil, Rafaela Cruz, informou que “foram analisados os pedidos previdenciários das famílias indígenas e os trâmites de um total de 183 atendimentos para salário-maternidade, pedido de pensão por morte, aposentadorias, auxílio-doença, além das consultoria jurídica e um plantão tira-dúvidas”
O +Previdência Brasil ao levar serviços e benefícios previdenciários, também é um programa de inclusão social e de proteção dos brasileiros do mais Brasil mais profundo, comunidades e povos tradicionais invisíveis à grande parcela da sociedade.
Equipes da CONAFER e do INSS realizaram um mutirão previdenciário na aldeia Jaguapiru, em Dourados-MS
Assim, o programa é especialmente importante para áreas remotas, onde a locomoção até uma agência do INSS é um desafio significativo. O +Previdência Brasil oferece um atendimento humanizado, mais rápido e prático aos mais diversos grupos agrofamiliares. Como lembra a coordenadora do +Previdência, Rafaela Cruz, “a CONAFER pretende ser construída para os produtores rurais terem autonomia, para não serem vistos como dependentes de assistencialismo, mas para conseguirem se sustentar por eles mesmos”.
O +Previdência Brasil é especialmente importante para áreas remotas, onde a locomoção até uma agência do INSS é um desafio significativo
A implementação do +Previdência Brasil é fruto de uma parceria estratégica com o INSS, formalizada por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e termos de colaboração. Esse acordo permite que a CONAFER realize procedimentos previdenciários por meio do INSS Digital, abrangendo benefícios como salário-maternidade rural, seguro-defeso para pescadores artesanais, aposentadoria por idade rural, auxílio-reclusão rural e pensão por morte rural. A adesão ao +Previdência Brasil é gratuita para os associados da CONAFER, que não recebem remuneração do INSS ou dos usuários pelo serviço, embora possam cobrar uma mensalidade associativa.
Foram realizados 183 atendimentos às famílias indígenas Guarani Kaiowá na aldeia de Jaguapiru
Educação e Capacitação
Além dos serviços previdenciários, a CONAFER investe na educação dos produtores rurais com dicas, cartilhas, cursos, palestras e treinamentos. Esse esforço educativo quer capacitar os produtores para aprenderem e saberem sobre os seus direitos e como acessá-los, promovendo uma maior autonomia das comunidades rurais.
A diretora de Governança e Integração de Sistemas e Convênios da CONAFER, responsável pelo projeto +Previdência Brasil, Rafaela Cruz
A parceria com o INSS reforça o compromisso da CONAFER em promover o desenvolvimento social e econômico dos trabalhadores rurais, garantindo acesso a direitos fundamentais e melhorando a qualidade de vida no campo. Com iniciativas como o +Previdência Brasil, a Confederação se consolida como entidade atuante na melhoria de vida de milhões de pessoas no campo.
Danielle Farias, assessora do +Previdência Brasil
Daniella Salles, assessora do +Previdência Brasil
Arthur Henrique é Jovem Aprendiz do +Previdência Brasil