A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, aprovou, nesta semana (15), por unanimidade, a autorização para o Governo Federal contratar empréstimo de US$ 129,5 milhões para o programa Sertão Vivo. O pedido foi feito pela Presidência da República ao Senado. Essa iniciativa, que conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar no Nordeste do Brasil, visando aprimorar a resistência climática das comunidades rurais 

Esse empréstimo será garantido pela União e executado pelo BNDES em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é investir R$ 1 bilhão em projetos que contribuam para aumentar a segurança alimentar e promover o uso sustentável dos recursos.

Aproximadamente 250 mil famílias e cerca de um milhão de pessoas deverão ser beneficiadas com o programa Sertão Vivo, principalmente as mulheres mais novas, que representam 40% dos agricultores da região e, dentre essas, 50% são jovens. Os contemplados deverão adotar princípios e práticas que permitam o acesso à água, o aumento da produtividade, a melhoria da segurança alimentar e o fortalecimento da resiliência dos sistemas de produção agrícola.

A CONAFER segue atenta às discussões do governo que visam o desenvolvimento da agricultura familiar, promovendo assim informações relevantes para a sociedade brasileira.

Com informações da Agência Senado.

Compartilhe via: