da Redação

A próxima revolução da agricultura no Brasil já está acontecendo. E não é na produção do agronegócio e sua expansão por novas fronteiras. Este modelo faz parte do passado. A nova revolução é a dos pequenos agricultores familiares e o seu empreendedorismo. Juntos eles são 36 milhões de famílias brasileiras produzindo 80% do que se coloca na mesa de 208 milhões de brasileiros. É muita gente para se alimentar, mas tem muita gente para produzir. Então, é preciso se organizar e conduzir o sistema, em vez de ser tutelado por ele.

Nesta semana, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, foi recebido em audiência pelo senador Garibaldi Filho, e levou esta nova visão ao senador e sua equipe de trabalho. “Levamos a questão do momento decisivo de implementar a visão de empreendedorismo nas pequenas propriedades do Nordeste”, esclareceu Carlos Lopes.

Na visão da entidade, os segmentos dos camponeses agricultores, pescadores, quilombolas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados, acampados e extrativistas devem assumir o protagonismo nas ações de desenvolvimento no campo. Nas palavras do presidente da CONAFER “o indivíduo é produtor, auto-suficiente, precisamos tirá-lo da precarização a que estão submetidos, sem as condições que antes eram ofertadas pelo Estado”. A CONAFER foi levar ao senador Garibaldi Filho a sua proposta como representante de uma parcela importante de empreendedores rurais presentes em 19 Estados. Ela quer dar voz a um novo papel do empreendedorismo rural brasileiro, que é o de assumir a sua auto-suficiência. O apoio de Garibaldi Filho é para que a produção de milhões de empreendedores sejam as ferramentas de acesso às demandas mais urgentes, como a regularização de assentamentos, acesso e aplicação do crédito, regularização ambiental e demais direitos que algumas ações políticas muitas vezes impedem de chegar aos pequenos agricultores. Garibaldi Filho foi solidário e se colocou à disposição para ajudar nesta missão da CONAFER. Carlos Lopes ainda conclui que “o empreendedorismo é o verdadeiro viés de desenvolvimento hoje, pois o fomento do Estado deixou de existir, então o caminho é o auto-desenvolvimento”.

 

Ao final da reunião, a CONAFER entregou uma placa ao senador pelo reconhecimento do seu trabalho em favor das causas dos camponeses.

 

 

No Instagram do senador Garibaldi Filho, o momento da homenagem da CONAFER.

Na placa, a homenagem ao amigo dos camponeses.

Compartilhe via: