No município de Porto Seguro-BA, no Território de Barra Velha, a Aldeia Cassiana vem obtendo um elevado nível de produção agroecológica. Em uma área de 4 hectares (40 mil m²), sob coordenação do engenheiro agrônomo Silvio Barbosa, especialista em ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), agricultores indígenas pataxó vem revolucionando com a integração de diversas culturas, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias da comunidade. Este trabalho é uma parceria entre a CONAFER e o ITT, Instituto Terra e Trabalho, vencedor do Edital nº 001/2022 da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, a BAHIATER, que selecionou entidades executoras para implementar projetos de produção de alimentos saudáveis em unidades agrofamiliares dos biomas baianos

A assistência técnica e extensão no campo para promoção do desenvolvimento rural sustentável e produção de diversas culturas integradas fortalece muito a cadeia produtiva na qual os agricultores indígenas estão inseridos. 

No centro da foto (camisa verde), o engenheiro agrônomo Silvio Barbosa, especialista em ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), junto com os agricultores indígenas que fazem parte dos trabalhos da parceria entre a CONAFER e o ITT

A parceria do ITT com a CONAFER para prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural no bioma Território Costa do Descobrimento, nos municípios de Itabela, Porto Seguro e Eunápolis, tem o período de execução do projeto de ATER fixado em 5 anos. Depois de 4 meses de andamento do projeto, é possível ver os primeiros resultados da terra lavrada, semeada e os canteiros verdes com algumas culturas prontas para a colheita. 

Um módulo de piscicultura foi instalado para se integrar ao projeto

O verde do alface, da acelga, do milho e da melancia, já se confunde com o horizonte da bela aldeia Cassiana, onde também foi montado um tanque para produção de peixes, setor para fabricação de caixas de abelha, um galinheiro para 600 frangos, além da produção de 500 mudas de cacau e 500 mudas de cajá para futuro plantio.

Todos os indígenas são reconhecidos como agricultores familiares pela Lei da Agricultura Familiar nº 11.326, de 2006. Os povos que originaram nosso país, mais do que influenciar diretamente na cultura do país, inspiram diariamente a preservar o meio ambiente por meio de sua agricultura agroecológica.

Veja aqui as diversas culturas que estão em desenvolvimento no Território Barra Velha:

– Tomate

– Alface

– Couve

– Acelga

– Pimenta de cheiro

– Pimenta malagueta

– Melancia

– Repolho

– Salsa

– Fabricação de caixas de abelha

– Coentro

– Cebolinha Quinto

– Feijão

– Milho

– Mandioca

– Banana

– Abacaxi

– Tanque de peixes

– Galinheiro para 600 frangos semi caipira

– 500 mudas de cacau para futuro plantio

– 500 mudas de cajá para futuro plantio

Compartilhe via: