O Vale do Javari fica no oeste do maior estado brasileiro, o Amazonas. Uma imensidão de rios e florestas se misturam ao longo de milhares de quilômetros para formar o cenário que leva ao Vale. Neste instante e por mais alguns dias, um barco ao BS Fluvial estará levando medicamentos para diferentes comunidades e distritos de saúde indígena, amenizando a situação de emergência médica que muitas aldeias e comunidades tradicionais vivem. São povos da floresta, ribeirinhos, quilombolas, populações com dificuldade de acesso à medicina especializada. Felipe Martins, presidente do ISAS, Instituto Saúde Sustentável, e coordenador nacional da Cruz Vermelha Brasileira, falou com a Secom sobre a ação logística conjunta entre o ISAS, a Eurofarma, a CONAFER e o ITT, Instituto Terra e Trabalho, que está percorrendo águas amazônicas para levar saúde e orientação médica aos brasileiros do Brasil mais profundo

O ISAS, em uma parceria com a indústria Eurofarma, recebe as doações de medicamentos para serem usados em ações de saúde nos distritos de saúde indígena, distribuídos pela rede SUS, por meio das secretarias de Saúde das prefeituras municipais da região amazônica. Nesta última ação, a CONAFER e o ITT ajudaram na viabilização da entrega de caixas de medicamentos, que seguem em viagem de 8 dias até Atalaia do Norte, sendo aguardados ansiosamente pela UBS-Columbial, em uma parceria com a prefeitura de Atalaia.

Felipe Martins, presidente do ISAS, em entrevista à Secom, afirmou que o Instituto Saúde Sustentável tem como missão levar saúde para os povos da floresta: originários, ribeirinhos, quilombolas, gente com dificuldade no acesso à saúde de qualidade. Segundo Felipe, “às vezes têm acesso a um médico, um clínico em geral, mas tem essa dificuldade de ter o acesso à medicina especializada. Eles têm que aguardar numa fila de espera longa para serem deslocados até um centro de referência para fazer esse atendimento. A gente entra com essas ações, né? Onde a gente leva os profissionais especializados, os dentistas, para realizar ações pontuais nessas comunidades. Então, a gente já consegue ver o que é urgente, que realmente precisa ser removido, o que a gente pode solucionar com os médicos nossos ali mesmo, com a medicação, com a orientação”. 

Felipe Martins, presidente do ISAS, Instituto Saúde Sustentável, e coordenador nacional da Cruz Vermelha Brasileira, falou com a Secom sobre a ação logística conjunta entre o ISAS, a Eurofarma, a CONAFER e o ITT no Vale do Javari, em Atalaia do Norte-AM

O presidente do ISAS explicou que existe uma parceria com a Eurofarma, “onde a gente recebe essas doações de medicamento para serem usados nas ações de saúde, medicações que muitos indígenas precisam continuar tomando, precisam de uma orientação, então a gente precisa dessas parcerias locais. A nossa sede fica em São Paulo, mas estamos abrindo a nossa sub sede na Amazônia, a ideia é a gente manter uma farmácia na região”.

Apoio da CONAFER e do ITT ao BS Fluvial 

Perguntado sobre a participação da CONAFER e do ITT na ação em Atalaia do Norte, Felipe Martins explicou: “o que acontece é que a gente recebeu essa doação e ficaria muito caro mandar ela para aquela região. Então, estava numa dificuldade grande, eram seis caixas grandes. Ficaria caro porque o Instituto, a gente tem os recursos humanos, os médicos, os especialistas, mas nós não temos verba, a gente não recebe verba pública, de editais, nada. Estava difícil para a gente fazer esse envio. Foi quando eu fiz uma reunião com Amanda Fernandes, da Diretoria de Saúde Básica e Providências da CONAFER, que se prontificou a viabilizar o envio dos medicamentos. A CONAFER super topou, ajudou, enviou esses medicamentos, só que eles foram parados no aeroporto de Manaus, onde o CEFAS, que é a Secretaria da Fazenda, queria cobrar o imposto de ICMS sobre essa doação humanitária. E aí ele ficou parado lá. E o barco ao BS Fluvial estava esperando por esses medicamentos, porque centenas de famílias são impactadas nessa situação. Neste momento, o parceiro da CONAFER, o Instituto Terra e Trabalho (ITT), por meio da diretora Fabiana Vieira, entrou em ação prontamente para resolver a questão”. 

O barco BS Fluvial está a caminho do Vale do Javari em uma viagem de 8 dias de Manaus até Atalaia do Norte

Felipe Martins finalizou: “agora, esses medicamentos já estão a caminho, já estão no barco, uma viagem de 8 dias até Atalaia do Norte, na a UBS-Columbial. E já marcamos uma nova ação para março, onde esses medicamentos vão ser usados com uma outra população indígena do Vale do Javari. Então, a CONAFER realmente está salvando centenas de famílias que vão receber essa medicação, que vão ser atendidas. E por isso que eu quero muito convidar a CONAFER para estar junto com a gente nessa ação em março, acompanhar o nosso trabalho, porque eu tenho certeza que é uma parceria que vai fazer a diferença. Nós, do ISAS, temos essa experiência de saúde, trabalho de saúde indígena, e a CONAFER tem toda essa expertise e essa capilaridade no Brasil inteiro. Então, eu tenho certeza que a gente pode somar forças e fazer a diferença dentro da saúde dos povos da floresta”.

Compartilhe via: