Nos dias 24 e 25 de junho de 2021, o Maranhão foi palco do lançamento de uma parceria histórica entre CONAFER, Alta Genetics e a Secretaria de Agricultura do Estado (SAGRIMA). Através de um Acordo de Cooperação Técnica, o +Pecuária chega às terras maranhenses para fortalecer o setor dos pequenos pecuaristas, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica aos produtores de rebanhos bovinos de corte e leite, assim favorecendo o produtor do campo com melhores condições para alavancar a renda e garantir produtos de qualidade. Pequenos agropecuaristas maranhenses esperam grande salto de qualidade no setor.

https://conafer.org/?p=9592

A Revolução Agropecuária Leiteira em Vila Nova dos Martírios 

Na quinta-feira, dia 24, o sol mal havia surgido no céu e a comitiva da CONAFER já estava saindo da cidade de Imperatriz rumo à Vila Nova dos Martírios, município onde aconteceria o primeiro dos lançamentos previstos para o estado. A comitiva era composta por Carlos Lopes, presidente da CONAFER, Alana Bezerra, chefe de gabinete da presidência, Amanda Soares, coordenadora do programa +Pecuária Brasil, Vinícius Ramos, presidente do Instituto Terra e Trabalho, Lucas Titon, secretário de comunicação da CONAFER, Márcio Delfino, gerente técnico da Alta Genetics e Carlos Vinícius, técnico-veterinário responsável pela coordenação das regiões norte e nordeste dentro do programa. 

Foram pouco mais de duas horas de viagem, passando por diversas plantações e pastagens, marcas de um estado que desenvolve a passos largos o seu setor produtivo agrofamiliar. Na entrada da cidade de quase 14 mil habitantes, representantes da SAGRIMA aguardavam a comitiva da CONAFER para que juntos fossem até a Fazenda Boa Vista, local escolhido para inauguração do programa na região. 

O lugar era bem grande, com produção de diversos animais como gado, porcos, galinhas e patos, além de belas plantações diversas. Os banners indicavam a magnitude do evento e a estrutura montada poderia facilmente comportar mais de 200 pessoas, mas por conta da pandemia da Covid-19, somente agricultores, pecuaristas e autoridades locais foram convidados, e aos poucos iam chegando para a grande inauguração, seguindo todos os protocolos de saúde. De longe era possível sentir o cheiro do churrasco de chão que estava sendo preparado para todos os participantes desfrutarem após as solenidades. 

O secretário de agricultura Sérgio Delmiro, junto de sua equipe, foi quem introduziu o presidente da CONAFER para todas as muitas autoridades presentes no lançamento, como o prefeito da cidade, Jorge Vieira; os secretários de agricultura Paulo da Madeira, de Vila Nova, e João Pedro, da Barra do Corda; diversos vereadores das cidades da região, como Cidelândia e São Francisco do Brejão; o presidente Raimundo Trajano, da principal cooperativa leiteira dos municípios, a COAFES; representantes de bancos, universidades e técnicos do programa Mais Assistência também estavam presentes. Menção especial ao Sr. Gerson, proprietário da Fazenda Boa Vista, que cedeu o espaço para sediar o evento. 

Leia também na Vila Nova

Depois de alguns momentos descontraídos de troca de experiências e boas conversas, o evento teve início, o apresentador chamou todos os que iam falar até o palco para que dirigissem algumas palavras ao público. 

O primeiro com a palavra foi Raimundo, presidente da COAFES, que agradeceu imensamente a ajuda do governo do estado para os trabalhos na região, em especial à SAGRIMA e ao fortalecimento da produção leiteira, uma das mais proeminentes de todo o estado do Maranhão. Logo após, João Pedro, o secretário de agricultura de Barra do Corda, representando o prefeito da cidade, reiterou a importância do programa +Pecuária Brasil para o estado, “nós estamos aqui nesse passo importante, em que o governo do estado, juntamente com os municípios e a iniciativa privada estão de braços juntos pra levar essa tecnologia inovadora até os nossos pequenos produtores, que sairão ganhando muito.”

Os vereadores Teté e Jardel, de Cidelândia e São Francisco do Brejão, respectivamente, também parabenizaram o governo do estado, a CONAFER e os municípios por essa grande parceria de beneficiamento genético para o rebanho leiteiro, cuja produção local tem grande destaque no estado. Além disso, também colocaram suas cidades à disposição para receber e aplicar o programa em uma escala menor. 

O Sr. Gerson, proprietário da fazenda, relembrou tempos antigos em que a dificuldade para produzir era enorme e o incentivo do poder público, mínimo. Por ter sentido na pele momentos de grandes empecilhos para melhoramento da produção, ele se emociona ao ver a seriedade e a competência da SAGRIMA e da CONAFER em estimular produções de maior qualidade, com maior valor agregado. 

Quando Carlos Vinicius pegou o microfone, ele enfatizou a importância da tecnologia dentro desse segmento e como é essencial sua disseminação para garantir melhores produções: “o Brasil hoje é o maior exportador de biotecnologia do mundo, e a gente fica um pouco triste porque essa tecnologia para muitos, acaba restrita para poucas pessoas. Nós acreditamos e queremos que essa tecnologia seja para todos.” Esse é um dos fatores que faz com que o +Pecuária Brasil tenha esse peso todo e essa ambição em ser o maior programa do gênero no país. 

Em seguida, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes deu uma verdadeira aula sobre a produção agropecuária e como deveríamos trabalhar em parceria e coletividade, pois somos um segmento de produção, que alimenta o povo, e que deveria ter a melhor tecnologia e os melhores incentivos. “Não tem como fazer uma pecuária leiteira de lucro, que desenvolva, que sedimenta, se não fizer com as coisas corretas… pra trabalhar menos e ganhar mais, é com tecnologia. Nós trouxemos aqui como Confederação, a maior empresa do mundo em melhoramento genético, a Alta Genetics, ela atua em 91 países no mundo. Sabe pra que? Pra dizer pro Maranhão que nós trouxemos o de melhor, nós queremos o de melhor.”  Confira abaixo a fala completa do presidente. Após suas palavras de incentivo, o presidente Carlos Lopes foi ovacionado em pé, momento que ele aproveitou para anunciar a doação de 20 embriões de leite sexados para a região, para melhorar ainda mais a produção leiteira local. 

Márcio Delfino, representante da Alta Genetics, reforçou que a empresa está à disposição para trabalhar em prol do melhoramento dos rebanhos e do fortalecimento do setor, também, junto ao presidente Carlos Lopes, fez uma homenagem ao prefeito Jorge Vieira e ao secretário Sérgio Delmiro, entregando a eles a camiseta oficial do programa, um mascote de pelúcia do +Pecuária Brasil e um troféu de apoiador dos pequenos pecuaristas, que foram recebidos com grande honra pelos presenteados. 

O secretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro, agradeceu imensamente pelo reconhecimento de seu trabalho e falou um pouco sobre o lançamento do programa no estado, principalmente da parte de assistência técnica, parte do ACT pela qual a SAGRIMA ficou responsável. Sérgio contou aos presentes sobre o programa Mais Assistência, desenvolvido após muita luta, que serve para assessorar todas as cadeias produtivas no estado, em especial a de carne a do leite, que junto ao +Pecuária Brasil formam a parceria perfeita entre melhoramento genético e assistência rural, com técnicos capacitados em todo o estado. É através de ações assim que o estado do Maranhão vem cada vez mais se destacando como um grande produtor agropecuarista dentro do Brasil. 

Por fim, o prefeito Jorge Vieira também se pronunciou, primeiramente agradecendo pelos presentes e pela parceria tão frutífera que terá Vila Nova dos Martírios como localidade inicial de execução. Emocionado, ele contou que como filho de vaqueiro, aquele programa em sua cidade era uma conquista pessoal, que ele lutou muito para estar onde está, em uma posição de gestão onde ele possa estar trabalhando pelos produtores de sua região, e nas palavras dele “não é porque Vila Nova dos Martírios é um município pequeno de 14 mil habitantes, no rabo da gaita, na divisa com o Pará, que devemos pensar pequeno.” Nessa parceria da CONAFER com a SAGRIMA, nós pensamos grande e executaremos com igual grandeza. 

Após finalizadas as falas, todos puderam se deliciar com o churrasco de chão que estava atiçando o olfato e o paladar dos presentes. Em meio a risadas, garfadas, e conversas descontraídas, o prefeito Jorge Vieira, o presidente Carlos Lopes e o secretário Sérgio Delmiro fortaleceram ainda mais os laços entre eles e todos aqueles que eles representam, com promessas de trazer grande prosperidade para a região, a ser comprovada em um ano, quando retornarão para ver os resultados. 

Cidade de Zé Doca, referência nacional em rebanho de corte

Assista aqui ao vídeo

Depois de viajar quase nove horas, as comitivas da CONAFER e da SAGRIMA chegaram à cidade de Zé Doca no dia 25 de junho, sexta-feira. Logo após um almoço reforçado em um restaurante local, o grupo seguiu até a fazenda Fé em Deus Tirirical, onde os grandes banners do +Pecuária Brasil já estavam pendurados e mostrando o caminho. 

O local do evento era bem grande e as produções locais tinham um destaque a parte. A estrutura do evento foi muito bem montada, podendo comportar centenas de pessoas, mas levando em consideração os protocolos de saúde a capacidade foi reduzida. No palco, havia quase 30 cadeiras para comportar todas as diversas autoridades locais que vieram prestigiar o lançamento desse grande programa no município. 

Não passou muito tempo até que Carlos Lopes e Sérgio Delmiro conversassem com diversos vereadores, secretários municipais, prefeitos, contando detalhes do +Pecuária e traçando estratégias para expansão regional da iniciativa, visando sempre o fortalecimento do produtor, lá na ponta. Como a região acabou de receber um dos mais modernos matadouros do estado, o programa de melhoramento genético caiu como uma luva para o crescimento mútuo de ambos os projetos. Depois de um bom tempo de conversas e fortalecimento dos laços, o apresentador chamou a todos os presentes para prestigiar o início das solenidades. 

Todas as autoridades foram chamadas, uma a uma, para se sentarem nas cadeiras em cima do palco. Logo que todas as cadeiras foram preenchidas, os presentes cantaram o hino nacional e ouviram um sermão rápido do pastor, abençoando aquele evento. Vídeos institucionais da CONAFER, do +Pecuária Brasil e da Prefeitura de Zé Doca foram exibidos ao público, que aplaudiu em pé as ações desenvolvidas. 

O primeiro com a palavra foi o secretário de agricultura de Zé Doca, André Solteiro, que discorreu sobre a incrível parceria da CONAFER com a SAGRIMA, e como ele se sentia privilegiado que seu trabalho tivesse sido reconhecido a tal ponto da cidade ser escolhida para o lançamento do programa no que diz respeito ao melhoramento da cadeia de produção da carne, complementando com a atividade do recém-inaugurado matadouro. Ele agradeceu a todos os presentes e se prontificou a trabalhar muito para que o programa seja executado de forma exímia no município. 

Logo em seguida, Carlos Vinicius reafirmou o compromisso do programa com a biotecnologia, visando o melhoramento das produções, mas ressaltou que nenhuma tecnologia se mantém sem assistência técnica, e por isso é tão importante o programa Mais Assistência da SAGRIMA, que será a garantia da execução e funcionamento adequados do programa +Pecuária Brasil. 

A prefeita Cristiane Varão, da cidade de Bom Jardim, gestão parceira da prefeitura de Zé Doca, fez uma fala de muito agradecimento a todos os envolvidos, por estarem trabalhando em prol de um segmento produtivo tão importante para a região, além disso também colocou a cidade de Bom Jardim à disposição para futuras parcerias e assinaturas de ACT’s para fortalecer o setor agrofamiliar maranhense. 

“Esse programa vem para fixar a rentabilidade, o recurso, junto ao produtor rural”, foi com essa declaração que Márcio Delfino inicia sua fala para os presentes, reforçando sempre que o programa +Pecuária Brasil, em parceria com a empresa que ele representa, a Alta Genetics, só existe para que se possa trazer o melhor para o pequeno produtor rural, para que sua produção tenha mais valor e a rentabilidade do trabalho seja exponencial, trazendo mais lucro, mas utilizando o mesmo espaço já existente. 

Depois, quem tomou a palavra foi Simar, vereador de Zé Doca, representando todos os vereadores da cidade e das cidades vizinhas ali presentes. Ele agradeceu a Deus, à CONAFER, à SAGRIMA e à prefeitura por esse grande programa que está chegando ao município em prol dos pequenos pecuaristas, ele relembra que em governos anteriores o incentivo para o setor agrofamiliar era mínimo, mas que com muito esforço e luta, esse quadro está se revertendo.

Em seguida, o presidente Carlos Lopes fez uma belíssima fala, explicando em detalhes o programa e deixando bem claro que nem a CONAFER nem a SAGRIMA chegaram até ali para salvar a vida de ninguém, que não existia construir algo sem que fosse em coletividade, um trabalho de todos. “A mudança desse país se faz é com nós, que todo dia quando acorda resolve trabalhar, seja homem ou mulher, jovem ou ancião. Se não for assim, eu gostaria de fazer uma pergunta pra vocês aqui: O que nos trouxe aqui? O que fez o presidente da Confederação descer de Brasília e falar que trouxe a maior empresa do mundo de melhoramento genético, se não fosse ser parceiro nessa intenção, nesse compromisso, fazer 160 mil cabeças ter o valor per capita de 1 milhão de cabeças.” Ao finalizar, agradeceu a todos, em especial ao deputado Josimar do Maranhãozinho que foi o grande responsável por unir as pontas dessa parceria, e aproveitou para presentear a prefeita Josinha com o prêmio do +Pecuária Brasil de incentivo ao pequeno produtor. 

O secretário Sérgio Delmiro aproveitou o gancho do presidente Carlos Lopes e falou sobre o programa no estado e também anunciou que em breve uma nova iniciativa estará chegando ao estado, em parceria com a CONAFER, o Mais Agricultura Brasil, que está sendo construído junto aos técnicos do Mais Assistência para se implementado no estado. Também anunciou a todos que a CONAFER vai fazer a doação de embriões sexados para o município, ajudando ainda mais no melhoramento do rebanho de corte. 

Para finalizar o grande lançamento, a prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha, pegou o microfone e agradeceu a todos os por escolher sua cidade como palco desse grande programa, que irá revolucionar a agropecuária maranhense. Ela reforçou o compromisso da gestão com os produtores, agricultores, pecuaristas e afirmou que em um ano fará uma grande exposição para mostrar os novos bezerros já melhorados geneticamente. Além de Vila Nova dos Martírios e Zé Doca, também serão contemplados os municípios de São Francisco do Brejão, Cidelândia, João Lisboa, Imperatriz, Açailândia, Amarante do Maranhão, Santa Luzia, Grajaú, Bom Jardim, Buriticupu e Barra do Corda. Os produtores terão apoio técnico e acompanhamento pela Sagrima e municípios; as doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER.

Os dois dias de lançamento só confirmaram o que todos os envolvidos já suspeitavam, que o +Pecuária Brasil é um sucesso gigantesco e que veio para transformar a vida dos pequenos produtores maranhenses. Que terão melhores rebanhos e lucratividade. O próximo ano será de muito trabalho, e quando os primeiros resultados forem surgindo, vamos mostrar ao Brasil todo a dimensão desse grande programa!

Leia também a notícia da Sagrima 

Leia também a notícia da Fundepec

Compartilhe via:

Leave a Comment