da Redação

A TV CONAFER transmitiu no seu canal do Youtube, o evento online de lançamento da chegada do +Pecuária Brasil ao Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de gado de corte e leite do país, e que por meio dos seus agricultores familiares agropecuaristas, passa a receber o programa que surgiu da parceria entre a CONAFER e a líder mundial em inseminação artificial, a ALTA GENETICS; o Mato Grosso do Sul é um dos principais celeiros agrícolas do mundo, com destaque na pecuária e agroindústria, pela quantidade e a qualidade do que é produzido. Pelo último censo de 2017, a principal atividade agrícola dos seus pequenos produtores é a agropecuária, com aproximadamente 50 mil estabelecimentos. Por sua dimensão territorial de 357 mil km², associada a uma baixa densidade demográfica com uma população de quase 2,7 milhões de habitantes, o Estado segue como uma das grandes fronteiras agrícolas do Brasil. É neste cenário de desenvolvimento que chega o +Pecuária Brasil para levar tecnologia de ponta e alavancar ainda mais o crescimento de toda a cadeia produtiva do segmento agropecuário sul-mato-grossense

Com a presença do vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, da equipe técnica da Confederação criada para o +Pecuária, do secretário da Semagro, Jaime Elias Verruck, e do seu superintendente Rogério Beretta, do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges, de Guilherme Marquez, gerente de Leite da Alta Genetics, e dos convidados do canal, o + Pecuária foi lançado oficialmente no Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira 26 de julho.

Assim, a CONAFER e o Mato Grosso do Sul, selaram neste encontro a formalização do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do + Pecuária, um grande salto de qualidade na agropecuária familiar sul-mato-grossense, que a partir de agora pode melhorar muito a qualidade genética dos rebanhos em suas pequenas propriedades. O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. Em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas hoje pela bovinocultura.

A CONAFER é uma entidade multidiversa e que apoia as culturas agroecológicas, com projetos para os homens e mulheres da lavoura, pescadores, ribeirinhos, extrativistas, camponeses, indígenas, quilombolas, artesãos. E com o inédito programa +Pecuária Brasil, ela contempla os agropecuaristas familiares de todo o país, envolvendo assim todas as categorias de agricultores familiares.
Por isso, o programa + Pecuária Brasil é uma grande oportunidade para os pequenos produtores do Mato Grosso do Sul, que terão apoio técnico e acompanhamento integrado entre a Semagro, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, e a Agraer, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural.

Como funciona o programa +Pecuária Brasil, a melhor genética do campo

Em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, a CONAFER criou o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite em todo o país, contribuindo decisivamente para o crescimento socioeconômico dos agropecuaristas agrofamiliares brasileiros.

O programa tem a duração de 4 anos para ocorrer o efetivo melhoramento genético. Neste período, a CONAFER fará a doação de 3 mil doses de sêmens anuais a cada estado brasileiro, 12 mil doses durante os próximos 4 anos, atingindo milhares de agropecuaristas familiares de todo o território nacional.

Para desenvolver o +Pecuária Brasil nos estados, os corpos técnicos da CONAFER e da ALTA GENETICS darão o treinamento de nivelamento dos técnicos das secretarias de forma presencial. Às secretarias caberá a definição de um corpo técnico para elaborar o plano de trabalho e implantar o +Pecuária Brasil por meio da seleção dos pecuaristas que tenham propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho, além da disponibilização do botijão de nitrogênio e manutenção do nitrogênio líquido.

+Pecuária Brasil é + vantagens ao pecuarista agrofamiliar

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma fazenda com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Os produtores terão apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel por meio de inseminação artificial. Tudo sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período.

+Pecuária Brasil é + qualidade no rebanho

As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade dos sêmens tem a garantia da empresa ALTA GENETICS, referência internacional em genética bovina. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.

+Pecuária Brasil é + lucro no negócio

Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

+Pecuária Brasil é + tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção. Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas da fazenda, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.

+Pecuária Brasil é + sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

+Pecuária Brasil é + desenvolvimento para os estados

O programa integra-se às políticas públicas dos estados. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER, os governos estaduais têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: