da Redação
O projeto em sua segunda edição tem as inscrições abertas até o dia 1º de abril de 2022, quando oito roteiros turísticos serão selecionados. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) também apresentaram os resultados da 1ª edição do Projeto Experiências do Brasil Rural que envolveu 150 famílias. O Projeto Experiências do Brasil Rural foi lançado em 2020 com o objetivo de impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, para proporcionar vivências inovadoras aos visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo. Participaram da primeira edição do projeto a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul
Ao longo de quase 10 meses, os roteiros turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias, oficinas para formatação de experiências turísticas memoráveis, validação e apoio à comercialização.
A primeira edição do projeto contemplou as cadeias produtivas do queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia, beneficiou cerca de 150 famílias, criando mais de 70 produtos de experiências turísticas memoráveis, incluindo vídeos promocionais e catálogos de experiências.
Fábio Pinheiro, secretário dp MTur, anunciou oficialmente a 2ª edição do projeto, que está com edital de seleção aberto até o dia 1º de abril. “Na segunda edição, daremos atenção especial às cadeias produtivas do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel, ampliando a estruturação de experiências turísticas no âmbito do turismo rural e gastronômico e garantindo que os turistas tenham uma experiência cada vez melhor”.
O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Márcio Cândido, ressaltou que o projeto contribui para ampliar a renda do pequeno produtor. “É uma oportunidade e uma inovação para o agricultor familiar, que é capacitado para preparar o seu produto para o turismo, para receber o turista e até para hospedá-lo em sua propriedade rural”.
Segundo o coordenador de Integração Acadêmica da UFF, André Brandão, a iniciativa trouxe contribuições também para a universidade. “Uma parceria que redundou num trabalho de pesquisa e extensão, com resultados muito concretos para segmentos da sociedade nacional e, em especial, segmentos que estão articulados nessa inter-relação entre turismo e agricultura familiar. Trouxe também resultados acadêmicos importantes para a UFF, seja à produção de conhecimento, seja às produções docente e discente”.
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Atividades desenvolvidas
Para cada um dos roteiros atendidos foram realizados diagnósticos em quatro dimensões – Experiência, Hospitalidade, Qualidade Técnica e Gestão & Marketing -, avaliadas por meio de questionários e oficinas virtuais, que subsidiaram a construção de planos de ação.
Para Fabiana Dickmann, representante da rota Caminhos do Campo, situada em Santa Catarina, o projeto trabalhou questões importantes e que nem sempre são lembradas. “Foi pensando em todos os detalhes quando escreveram esse projeto e a gente sentiu isso aqui na ponta. Nós, aqui no interior do estado de Santa Catarina, pudemos observar o quanto foi importante esse movimento. Foi pensado desde as bagagens que iam para os estandes das feiras até o momento da Cozinha Show, no qual recebemos os chefs de cozinha para fazer as atividades”.
Assista aqui a live de encerramento da 1ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural
Inscrições abertas
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Com informações do Mapa.