Nessa sexta-feira, dia 13 de setembro foi consolidado o programa São Paulo+Empreendedor no Campo em uma reunião muito próspera da diretoria da CONAFER junto ao prefeito de Teodoro Sampaio, Cesar Herling, que mostrou ser um forte parceiro e um grande defensor do setor da agricultura familiar no Brasil. Ao entender a magnitude do programa São Paulo+Empreendedor no Campo, o prefeito ofereceu Teodoro Sampaio pra ser o berço dessa iniciativa, o marco zero de uma nova era pras famílias agricultoras.
A CONAFER teve sua origem no campo, surgiu feita por aqueles que sabem o que é ser um trabalhador rural e por isso entende onde precisamos chegar. Por isso, quando idealizou o Programa São Paulo+Empreendedor no Campo ela trouxe todas as demandas atuais de quem trabalha no campo, como a Regularização fundiária, na busca por escrituração e titularização de terras, fortalecimento do crédito para produção, garantia do comércio com valor agregado, modernização dos processos produtivos, e muitas outras, mas principalmente a valorização, fortalecimento e reconhecimento do agricultor naquilo que ele tem excelência: Produzir.
Para chegar até aqui não foi fácil, há tempos estamos em uma jornada penosa, que envolve não só governo, empresas e múltiplos agentes empreendedores, mas também a subjetividade, singularidade e diversidade de cada família agricultora sob nossos cuidados. Entendemos que com trabalho árduo podemos chegar longe e chegamos!

Não podemos deixar de agradecer alguns agentes importantes nesse processo todo, como o INCRA, na figura tanto do Ministro de Assuntos Fundiários no MAPA, Nabhan Garcia, quanto do superintendente regional de São Paulo, Edson Fernandes, que se mostraram abertos a dialogar e construir juntos essa iniciativa de melhorias para o campo. Também não podemos deixar de citar Acir Gurgacz, Presidente da Subcomissão de Regularização Fundiária no Senado Federal, que faz parte da Comissão Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que desde o primeiro momento demonstrou ser um grande apoiador do setor dos pequenos produtores e não mediu esforços para alcançarmos essa conquista. Também precisamos citar Paulo Dimas, Secretário de Cidadania e Justiça do estado de São Paulo, que também acreditou no programa São Paulo + Empreendedor e nos ajudou a implementar o piloto na cidade de Teodoro Sampaio, graças ao grande parceiro Cesar Herling, o prefeito.
Aos nossos também deixamos nossos grandes agradecimentos, não tem sido fácil alcançar vitórias, mas para o povo que luta e permanece firme e focado no trabalho, elas são certezas absolutas. Agradecemos a todos os coordenadores regionais, diretores e secretários, especialmente o Paulo Henrique Souza, o mais novo Secretário de Agricultura da nossa Confederação! Essa vitória é de todos nós.

O São Paulo+Empreendedor no Campo é a resposta natural da sociedade brasileira, principalmente dos pequenos agricultores, para ajudar a alavancar o país. Teremos comida mais saudável e muito mais barata como consequência de um campo cada vez mais produtivo. Modernização, trabalho e prosperidade para todos.

Compartilhe via: