O impacto econômico depois de 2 anos do lançamento do +Pecuária é excepcional. Dia após dia, vão se sucedendo prenhezes de vacas inseminadas e nascimentos de novos bezerros por todo o país. Os pais destas milhares de crias são os melhores touros, aqueles com genética privilegiada, dos catálogos da Alta Genetics e Ala Genetics. Não à toa, o +Pecuária Brasil se consolida como o mais importante programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional. Já são mais de 100 mil inseminações, com 30 mil bezerros nascidos, em mais de 10 mil propriedades, em quase 4 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados. Os resultados do programa têm ampliado a cadeia produtiva da carne e do leite nos municípios. Tudo viabilizado por um pacote tecnológico e recursos humanos que estão gerando milhares de empregos e aumentando a geração de renda dos pequenos pecuaristas, e que se transformaram o +Pecuária em uma verdadeira revolução genética no campo
As prenhezes e nascimentos recordes do +Pecuária Brasil são possíveis por meio da entrega de sêmens e insumos diretamente nas propriedades, com uma logística que envolve todos os protocolos de inseminação e acompanhamento da gestação realizados pelos veterinários e técnicos da CONAFER. O grande diferencial do programa é a entrega da prenhez do animal, muito mais do que os sêmens e insumos. Os números impressionam, pois já foram realizadas mais de 100 mil inseminações em 2 anos, aproximadamente 50 mil prenhezes confirmadas e 30 mil bezerros nascidos.
Em Reserva do Iguaçu, no Paraná, um macho e uma fêmea, filhos do touro raçador Alta Wishbone
A parceria entre a CONAFER, a Ala Genetics, a Alta Brasil é uma grande conquista para a pecuária nacional. Presente em quase 4 mil cidades brasileiras, o +Pecuária têm gerado resultados expressivos para a economia do país. Com 100 mil propriedades aderindo ao +Pecuária até 2025, estima-se a criação de mais de 50 mil novos postos de trabalho a cada ano, podendo gerar mais de 500 mil empregos em uma década. Será necessária a criação de vagas diretas para funcionários nas propriedades beneficiadas, nos protocolos de inseminação das cidades, na indústria da nutrição animal, nas atividades veterinárias, na agroindústria da carne, nas fábricas de laticínios, nas lojas de vendas de insumos, nos projetos de integração lavoura-pecuária-floresta, além das vagas indiretas nos comércios e serviços das cidades impactadas, o que deve acelerar ainda mais o crescimento do +Pecuária Brasil, um programa inovador e que tem contribuído para o desenvolvimento do Brasil.
Propriedade que faz parte do +Pecuária Brasil, em Juruena, no Mato Grosso
É importante ressaltar que existe uma sequência de ações fundamentais para o sucesso do +Pecuária Brasil. Desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, os protocolos hormonais, a fase de inseminação e a gestação do animal, até o nascimento dos bezerros. Desta forma, os pequenos produtores de todo o Brasil têm a oportunidade de desenvolver seus rebanhos bovinos, de corte e leite, com alta produtividade e ganho de escala, contribuindo de forma significativa para o crescimento da pecuária local, e que multiplica-se pelas 5 regiões do país, nos 27 estados.
A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético do +Pecuária Brasil vai diminuir o custo da produção, ampliar muitas vezes a reprodutividade do rebanho e garantir maior lucro aos pecuaristas agrofamiliares de todo o território nacional.
Uma revolução genética com um grande pacote tecnológico
O +Pecuária Brasil chegou com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, algo inédito na bovinocultura agrofamiliar, gerando renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura. O corpo técnico da CONAFER por meio de um plano de trabalho implanta o +Pecuária Brasil após seleção dos pecuaristas com propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho. As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER.
O +Pecuária Brasil chegou com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos, de corte e leite, algo inédito na bovinocultura agrofamiliar
O programa +Pecuária oferece acesso aos catálogos de touros provados da melhor qualidade, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Um software de Alta Gestão faz o gerenciamento da reprodução, auxiliando na eficiência da taxa de prenhez e nos índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.
Vantagens competitivas aos pequenos produtores brasileiros
A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Com o +Pecuária, pequenos produtores têm apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel em todas as fases até a prenhez. Tudo sem custos e com acompanhamento do gado inseminado.
O +Pecuária Brasil é também um programa multidisciplinar de nutrição, de sanidade do gado, de manejo, e isto faz o programa crescer todo dia. Os resultados em todo o país são significativos na qualificação do rebanho nacional, melhorando as condições socioeconômicas e a competitividade dos nossos pequenos pecuaristas. Desta forma, a Confederação desenvolve o empreendedorismo agrofamiliar, gerando valor no campo, desenvolvendo habilidades e competências na produção e comercialização, oferecendo aos pequenos produtores rurais um futuro promissor.