Estima-se que existam 50 milhões de pobres no Brasil segundo o IBGE. Vem ocorrendo uma queda na taxa de pobreza desde 2023, mas ainda assim temos uma grande parcela da população segregada. A sociedade segue virando as costas para os vulneráveis, indiferente aos seus problemas, às suas dificuldades. Uma coisa é o que a mídia mostra, outra coisa é o que as pessoas vivem de verdade. O Brasil real, o Brasil invisível, o Brasil onde a política pública não chega. É aí que o +Ações Brasil atua, levando o que é possível para muitas pessoas, milhares delas. Nos 27 estados brasileiros o +Ações não solta a mão de ninguém. Já são 31.550 marmitas entregues para moradores de rua, 1.262 kg de ração distribuídos para cães e gatos de rua e abrigos, 631 mulheres tratadas pela primeira vez em um salão de beleza, 631 jovens mães com enxovais completos e 631 famílias com a despensa cheia de mantimentos
Incluir socialmente é estender a mão, é realmente se importar com quem está abandonado pelas ruas e à margem da sociedade. Estas carências sociais são combustível para o trabalho de responsabilidade social da CONAFER. É desta força solidária que nascem as ações sociais da entidade. Em menos de um ano, o +Ações Brasil expandiu suas atividades para as 5 regiões do país, e agora, alcança a marca de 27 estados atendidos. Um feito que vem fazendo a diferença na vida de milhares de brasileiros. De uma refeição quente na hora em que a fome mais aperta aos cabelos bem tratados pela primeira vez em um salão. Do enxoval para a gestante pobre e adolescente às compras do mês de uma família da periferia. Do apoio aos protetores dos animais abandonados às rações entregues aos cães e gatos de rua. O +Ações Brasil nasceu para incluir e amenizar o sofrimento de quem já não tinha mais esperança.
Em Natal, no Rio Grande do Norte, a jovem Anessa Carvalho, de 24 anos, é mãe solteira e está esperando o segundo filho. Desempregada, ela se viu desamparada, tirando o sustento apenas do programa Bolsa Família. Ainda com um filho pequeno nos braços, Anessa estava muito aflita pois, já nos últimos meses de gravidez, ela ainda não tinha conquistado nada para o seu novo bebê. A ação “Curumim Feliz”, da Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER, alcançou a vida dessa família e, com a doação de um enxoval completo para o bebê, disponibilizou tudo o que era necessário para receber uma nova vida ao mundo com dignidade, amor e carinho.

Só neste ano, o “Curumim Feliz” já beneficiou mais 631 mamães de todo o país
Em Belo Horizonte, Minas Gerais, graças à ação “Pratique o Autocuidado” da DASI, a jovem Alice, que há algum tempo vinha lidando com desafios de saúde, teve a oportunidade de resgatar parte de sua autoestima. Entre conversas sinceras, surgiu o desejo de se sentir mais bonita e confiante novamente, e pequenas ações foram suficientes para transformar esse sentimento em realidade. Fazer as unhas trouxe um brilho especial ao seu olhar, enquanto um corte de cabelo sutil ajudou a realçar ainda mais a sua beleza natural. O reflexo no espelho revelou não apenas uma mudança exterior, mas também o sentimento de bem-estar. Emocionada, ela expressou sua gratidão à CONAFER, reconhecendo naquele momento a força que gestos de cuidado têm para restaurar a confiança e reacender a essência que, por vezes, parece esquecida diante das dificuldades da vida.

No total, 631 mulheres já foram beneficiadas com a ação “Pratique o Autocuidado”, uma iniciativa da DASI da CONAFER
A ação solidária “Despensa Cheia” trouxe alívio e esperança para Dona Joana Maria, moradora do Bairro Cristo, em João Pessoa-PB. Aos 66 anos, viúva e contando apenas com o auxílio do governo e doações para sustentar sua família, ela sempre foi uma mulher batalhadora, lutando incansavelmente para garantir o alimento de cada dia. O momento foi marcado por grande emoção e gratidão, pois a certeza de ter o sustento garantido para o mês trouxe um alívio para Dona Joana. Ela expressou profunda felicidade e agradecimento à CONAFER por proporcionar não apenas mantimentos, mas também esperança à mesa de tantas famílias. Esta ação mostra a importância da empatia e da solidariedade para aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade, tornando cada gesto de apoio um verdadeiro ato de transformação.

631 famílias receberam compras de mercado por meio da ação “Despensa Cheia”
Uma família da periferia de Rio Branco, capital do Acre, também foi beneficiada com o +Ações Brasil da CONAFER, desta vez por meio da ação “Prato Amigo” que levou refeições completas até um lugar conhecido por Taquari, onde há muita miséria e violência. A DASI proporcionou um pouco de alegria para dezenas de famílias abandonadas pelo poder público, que vivem com muito pouco e em péssimas condições de moradia. Além da distribuição de refeições nutritivas, o momento foi marcado por gestos de carinho, escuta e solidariedade, levando não apenas alimento, mas também um pouco de alívio e esperança para aqueles que enfrentam tantas dificuldades. O olhar de gratidão das crianças e das famílias atendidas reforçou a importância de iniciativas como essa, que vão além do sustento básico e carregam consigo o propósito de levar dignidade e humanidade a quem mais precisa.

A ação “Prato Amigo” beneficiou brasileiros dos 27 estados com a doação de 31.550 marmitas
O +Ações Brasil da CONAFER não se dedica apenas a ajudar pessoas, mas também se preocupa com a vida dos animais, promovendo iniciativas que garantem seu bem-estar. Na ação “Uma Ação Animal” realizada em Curitiba-PR, dois pacotes de ração, totalizando 50 kg, foram destinados aos cães que estão sob os cuidados da protetora independente Ana, moradora do bairro CIC. Desempregada e responsável por 70 animais, ela dedica seus dias a garantir o bem-estar dos cães, enfrentando desafios diários para oferecer a eles o cuidado necessário. Devido à distância de sua residência, Ana se deslocou para receber a doação, que representa um importante apoio na alimentação dos animais. A iniciativa reforça a importância da solidariedade na causa animal, somando esforços em uma corrente de amor e compromisso com os que mais precisam. Em um gesto de gratidão, Ana e todos os envolvidos na ação reconheceram o apoio essencial da CONAFER, que tornou essa contribuição possível.


No total, 1.262 kg de ração foram distribuídos pelo “Uma Ação Animal”
Os números refletem o impacto das ações realizadas pelo +Ações Brasil da CONAFER, mostrando que cada iniciativa fez a diferença na vida de inúmeras pessoas e animais. Ao todo, foram entregues 31.550 marmitas, garantindo alimentação para os mais necessitados, além da distribuição de 1.262 kg de ração, reforçando o compromisso da Confederação com a causa animal. Além disso, 631 mulheres tiveram a oportunidade de resgatar sua autoestima por meio do autocuidado, enquanto 631 mães receberam enxovais para acolher seus bebês com mais dignidade. O apoio se estendeu também a 631 famílias, que receberam compras de mercado, assegurando um pouco mais de alívio em momentos difíceis. Esses números traduzem não apenas assistência material, mas um gesto contínuo da CONAFER em promover a solidariedade, esperança e transformação social.