Nesta sexta-feira, 4 de abril, é o Dia Mundial dos Animais de Rua. A data foi criada em 2010 por organizações sem fins lucrativos de proteção animal da Holanda com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a situação dos animais que vivem nas ruas, muitas vezes vítimas de abandono, maus-tratos e negligência. Sabendo da importância de cuidar dos animais que vivem nas ruas, a CONAFER, por meio do projeto “Ação Animal”, que faz parte do programa +Ações Brasil da Diretoria de Ação Social e Inclusão da SEPOCS, ajuda quem resgata esses bichinhos. A iniciativa distribui ração para cães e gatos em todo o país, principalmente para instituições e pessoas que cuidam dos animais resgatados por conta própria. Com isso, a CONAFER apoia quem já faz esse trabalho tão importante e garante que mais animais tenham o que comer e sejam bem cuidados
O Dia Mundial dos Animais de Rua é uma data importante para lembrar sobre a realidade de milhões de cães e gatos que vivem sem lar, muitas vezes passando fome, enfrentando doenças e sofrendo maus-tratos. A data também é uma oportunidade para incentivar a adoção, a castração e o apoio a projetos que cuidam desses bichinhos. Além disso, é um momento para reforçar a necessidade de políticas públicas e ações coletivas que ajudem a reduzir o abandono e garantir mais dignidade aos animais que vivem nas ruas, como por exemplo, o “Ação Animal” do programa +Ações Brasil da CONAFER.
Uma pesquisa feita pela Mars Petcare mostrou que há cerca de 143 milhões de cães e 203 milhões de gatos vivendo nas ruas em todo o mundo. No Brasil, a situação também é preocupante: 25% dos cães estão em situação de abandono, o que representa cerca de 20,2 milhões de animais, e aproximadamente 177 mil vivem em abrigos. Com os gatos, o cenário é parecido: 26% estão abandonados, cerca de 10 milhões, e apenas 7.400 estão acolhidos por ONGs.

A pesquisa também revelou que muitos animais que hoje têm um lar correm risco de serem abandonados. Entre os tutores brasileiros, 11% das pessoas que têm cães e 13% das que têm gatos pensam em abrir mão do pet nos próximos 12 meses. Os principais motivos são: não conseguir mais cuidar do animal por questões físicas (28%), mudança de casa (24%), falta de tempo (17%) e dificuldades financeiras (16%).

Sabendo disso, a CONAFER, por meio da Diretoria de Ação Social e Inclusão, desenvolveu o “Ação Animal”, uma iniciativa que compõe o programa +Ações Brasil e que realiza a doação de pacotes de ração para cães e gatos em todos os estados brasileiros. Entre os beneficiados estão, principalmente, instituições e voluntários que trabalham com o resgate de animais de rua. Só neste ano de 2025, o “Ação Animal” da CONAFER já distribuiu 1.262 kg de ração para animais de rua e abrigos.


Nesta semana, Belo Horizonte recebeu o “Ação Animal” da DASI/ CONAFER. Foi realizada a entrega de ração para Melissa, uma cuidadora dedicada que atualmente abriga e cuida de 53 cães resgatados, distribuídos em dois abrigos diferentes. A iniciativa teve como objetivo apoiar esse trabalho essencial, garantindo alimento para os animais e fortalecendo a rede de proteção aos resgatados. Assim como Melissa, muitos protetores independentes enfrentam desafios diários para manter os abrigos funcionando.

Mais uma “Ação Animal” foi realizada na casa da dona Ivone, uma senhora que, mesmo com poucos recursos, dedica-se sozinha ao cuidado de mais de 60 gatos e 15 cachorros. Com o apoio de alguns vizinhos e amigos que doam ração, ela segue firme em sua missão de não abandonar nenhum dos animais que resgata. Vivendo sozinha, Ivone ainda tenta melhorar as condições da própria casa para oferecer mais conforto e espaço aos seus companheiros de quatro patas. Seu esforço e compromisso com o bem-estar dos animais são um exemplo de solidariedade e amor, demonstrando que, mesmo diante das dificuldades, é possível fazer a diferença na vida de tantos seres indefesos.

No dia 03 de abril de 2025, o “Ação Animal” alcançou o bairro Jacy, em Campo Grande, para ajudar o Leonardo, uma criança que há algum tempo tenta cuidar dos gatinhos que aparecem na sua rua. Alguns comem e vão embora, mas outros acabam ficando por perto. Mesmo sendo novo, ele faz o que pode para alimentar todos. Com essa ação, foi possível levar ração para que Leonardo continue com esse gesto bonito de cuidar dos animais. Uma atitude simples, mas cheia de amor, que faz muita diferença na vida dos bichinhos.

Neste Dia Mundial dos Animais de Rua é necessário lembrar que durante o resgate de animais a falta de recursos financeiros é uma das maiores dificuldades, já que os custos com alimentação, medicamentos, atendimento veterinário e infraestrutura são altos. Sem apoio suficiente, esses cuidadores dependem de doações e do trabalho voluntário para continuar. O trabalho realizado por esses protetores é movido pelo amor aos animais, mas precisa ser reconhecido e apoiado com mais investimentos e atenção da sociedade. É por isso que, por meio do “Ação Animal” do programa +Ações Brasil, a Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER apoia, de forma permanente, os cães e gatos de rua com doações de ração, ajudando na alimentação destes animais em situação de vulnerabilidade.