Em tempos de pandemia pelo coronavírus, a atenção se redobra para os cuidados com as questões de imunidade e, se reforça quando somos noticiados pela passagem ou perda de algum dos nossos familiares indígenas, levando parte de sua ancestralidade mas, na contrapartida, nos deixando e presenteando com legados preciosos!
Você sabia que, quanto mais forte estiver o sistema imune, mais difícil é para a doença, de qualquer tipo, te derrubar? Que é possível iniciar essa consciência com atitudes que podem elevar a imunidade apenas vivendo em sintonia com a terra e a natureza? Mas o que é a imunidade?
Na biologia, é definida como a capacidade de resistir a um agente causador de doenças. Já o dicionário nos explica a imunologia como o conjunto dos mecanismos de defesa de um organismo contra os elementos que lhe são estranhos!
Então vamos lá! Quando falamos de estímulo e consequente melhoria do sistema imune, muitos imaginam que se trata de algo dificílimo de alcançar. E é justamente o contrário! Não existe fórmula mágica e uma ação isolada, não é capaz de fortalecer o sistema responsável por impedir que um vírus cause um estrago em você.
Para a imunidade, vale o ditado que uma andorinha só não faz verão!
Nem por isso incentivamos que você fique de braços cruzados e com a sensação de que nada pode ser feito. Hoje, exatamente hoje, pode ser um excelente dia para começar! A partir de agora, você terá acesso a estratégias naturais que podem fazer toda a diferença para a manutenção do seu sistema imune e, de quebra, prevenção do coronavírus. Continue com a gente para entender que a presença dos vermes em nosso trato digestivo é crucial para que o nosso sistema imune seja treinado para também, impedir o desenvolvimento de doenças. Exterminar os vermes como estratégia de saúde sem critérios ataca diretamente o funcionamento do nosso intestino. Sem essa capacidade de preservação, todo o nosso corpo entra em colapso.
Nossas células de defesa perdem a capacidade de identificar quem são os inimigos invasores e ficam “malucas”. Começam a entender que o nosso cérebro, nosso sangue e nossos órgãos são os invasores e desencadeiam um ciclo de autodestruição. Assim, temos toda uma avalanche das chamadas doenças autoimunes. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso adotar um estilo de vida que ajude o seu sistema imune, e não que o prejudique ainda mais. Em paralelo, você pode ainda contar com outras estratégias naturais que ajudam não só na prevenção das doenças, como também em seu bem estar geral.

Um remédio natural para a Covid-19

A pandemia que vivemos teve efeitos dramáticos em todos os setores da sociedade.
Estamos falando de perdas materiais, vide o impacto do surto de Covid-19 na economia, e também espirituais — todas elas imensuráveis. É algo que vai além da nossa capacidade de apenas “contabilizar” os estragos. Não há como negar. E, para o bem ou para o mal, o coronavírus mudará tudo ao nosso redor: desde a forma como nos relacionamos e convivemos em sociedade até a prática médica convencional, naturalmente.

Poderíamos ter evitado isso? E como nos preparar para um possível novo surto? A ciência parece ter encontrado respostas bem contundentes para a Covid-19 em um hormônio que também já mostra ser a resposta para muitas outras doenças, que é a vitamina D3. Trata-se de um elemento que é um importante aliado do nosso sistema imunológico, com potencial de ação antiviral, inclusive.
Explicando de forma bem simples e resumida, é mais ou menos assim que funciona:
Nos estágios iniciais da doença, o sistema imunológico é responsável pela eliminação do vírus. À medida em que a doença progride, inflamação e fibrose pulmonar podem surgir, devido à liberação de substâncias chamadas citocinas pró-inflamatórias. As citocinas podem ser arquivadas em maior ou menor grau. Quando o corpo funciona bem, um pouco de inflamação é bom até para proteger o organismo. Porém, quando faltam nutrientes fundamentais, esse processo se perpetua e as citocinas exacerbadas
provocam destruição tecidual mais intensa.
É aí que a vitamina D3 entra, funcionando como uma barreira potente, modulando a expressão dessas citocinas para que tudo funcione na medida certa. Com esse ciclo gerenciado, o resultado negativo da infecção pelo coronavírus, que é justamente essa inflamação exagerada, é interrompido.
E é algo que você, aí da sua casa, pode começar a fazer. Nunca é demais reforçar que, embora a vitamina D possa ser suplementada, é possível melhorar seus níveis de forma natural, por meio da exposição solar. O astro sol nos traz essa oportunidade.
Tomar sol de 10 a 15 minutos diariamente, sem protetor solar, com 80% do corpo descoberto e no horário entre 10h e 15h, faz com que seja mais simples de melhorar o índice de vitamina D no organismo.
E lembre-se: a vitamina D, sozinha, não é a solução de todos os problemas do mundo.
Caminhar ao ar livre, manter o estresse sob controle, praticar atividades físicas e seguir um plano alimentar saudável, também devem estar no nosso plano de manutenção da saúde. A saúde é um combo. Você pode começar com a vitamina D3.

Agora em 2020, uma publicação mostrou que a quercetina fornece proteção abrangente contra a infecção por Streptococcus pneumoniae, podendo fazer mais do que ter essa eficiência contra um vírus, protegendo também contra:

• Fadiga e estresse;
• Dano oxidativo ligado a doença de Alzheimer;
• Pressão arterial;
• Fortalece os vasos sanguíneos; e
• Diabetes e melhora na obesidade.

Quercetina no prato

Os alimentos considerados funcionais pela presença da quercetina possuem ação anti-inflamatória e anti-histamínica que ajudam a proteger contra doenças cardíacas e aliviam alguns sintomas de problemas alérgicos, como coriza, urticária e inchaço dos lábios. As fontes alimentares são a sua primeira escolha, porque ela é encontrada especialmente em:

  • Cebola roxa;
  • Cebola branca;
  • Pimentão verde;
  • Maçã vermelha;
  • Alface americana;
  • Tomate.

Talvez você já esteja convencido, a essa altura, de que a verdadeira prevenção está no fortalecimento do nosso sistema imune e, vai ver como você pode fazer isso com plantas que estão ao seu alcance. Essas raízes, folhas e frutos, que você encontra no quintal da sua casa, na sua agricultura familiar, podem reparar as rachaduras de nosso muro, que é o nosso sistema imune, para que nenhuma infiltração ocorra. Sem
infiltração, a estrutura, ou sua saúde, continuam fortes.
A planta apresentada hoje é bastante popular no Brasil, mas também na Índia, onde suas propriedades medicinais já foram testadas: o inhame (Dioscorea).
Isso mesmo. Esse tubérculo, que é a base da alimentação em muitos países das Américas, África e Ásia, é ultrapotente no fortalecimento do sistema imune. Rico em vitamina C, betacaroteno e vitaminas B6 e B9, a raiz fortifica os gânglios linfáticos, que
são responsáveis pelas suas defesas do sistema imunológico, deixando o corpo mais forte contra vírus, como o Corona vírus ou Covid-19.
Um estudo realizado na China mostrou que o extrato da planta aumentou significativamente as defesas de animais em 30 dias de tratamento. E, para aumentar
ainda mais seus muros de proteção, segue abaixo uma receita de suco com inhame e outros ingredientes poderosos no combate a doenças, como limão, casca de abacaxi e açafrão.

Receita do suco da superimunidade

• 1 inhame pequeno descascado;
• 1 xícara de casca de abacaxi;
• 1 limão;
• 1 colher de café de pó de açafrão;
• Bata tudo e beba, coe se preferir.

Cada ingrediente tem uma função no seu organismo. Ao lado do inhame, a casca do abacaxi vai aumentar as barreiras contra invasores. O suco de limão vai fornecer parte da vitamina C de que o seu corpo precisa e o açafrão funciona como um anti-inflamatório que ainda vai varrer os radicais livres (a sujeira do organismo) para fora do seu corpo.
Não dá para esquecer que nossa imunidade pode ser fortalecida através da terra que produz os produtos necessários juntamente com o sol!

Compartilhe via: