da Redação

CONAFER avança na associação e filiação entre povos indígenas xinguanos; projeção inicial entre as aldeias do estado do Mato Grosso é de 10 mil filiações ao Sistema Único

Jair Kuikuro, Secretário Nacional do Xingu, veio até Brasília trazendo as primeiras filiações do povo Kuikuru ao Sistema Único que está envolvendo todas as bases de agricultores familiares da Confederação, de Norte a Sul do país.

À esquerda, Sandro Pataxó, Secretário Nacional das Questões Indígenas, no centro Jair Kuikuru, Secretário Nacional do Xingu, e à direita Tiago Lopes, Secretário Geral

Devido à pandemia e a consequente impossibilidade de entrada nas aldeias, houve um atraso nas primeiras filiações. Porém, mesmo com as dificuldades de acesso aos territórios devido aos cuidados sanitários pelo coronavírus, a agricultura familiar do Xingu começa a fazer parte desta plataforma tão importante para a CONAFER.

CONAFER vai dar um carro zero para o Estado que realizar mais filiações

Os sindicatos Safers já estão atualizando as sua planilhas para computar cada filiação em seu Estado. Todos querem concorrer ao prêmio da CONAFER neste final de ano. Nos grupos de whatsapp da Confederação muitos já postaram mensagens que os seus estados serão vitoriosos.

O importante é que a média de cadastros semanais aumente para chegar em dezembro já com um bom volume de filiações.

Um Sistema com tudo sobre o agricultor e para o agricultor familiar

O Sistema Único da CONAFER vai cultivar em uma mesma plataforma as demandas de mercado, atualizando dados de produção, realizando contatos e conexões, tudo para concentrar em um único sistema, a organização, a logística e o crescimento coletivo dos nossos produtores e empreendedores rurais, mostrando toda a dimensão da agricultura familiar brasileira, sempre com o objetivo da busca por autonomia no desenvolvimento deste segmento econômico que representa 10% do PIB brasileiro.

O Sistema já está sendo alimentado com o cadastramento dos agricultores familiares por meio dos sindicatos SAFERs e as federações, FAFERs, para que em breve todos os associados estejam se relacionando pela plataforma. Por isso, a Confederação tem atuado no sentido de informar às associações, sindicatos, federações, cooperativas e demais entidades, de que todos os benefícios da CONAFER só serão disponibilizados para quem está cadastrado no Sistema.

Acesse sistema.conafer.org.br e clique em registrar-se para fazer os cadastros.

Compartilhe via: