da Redação

Em tempo de crescer, a CONAFER segue comemorando muitas realizações por todo o Brasil em 2020; agricultores familiares de São Paulo são exemplo de luta e trabalho

O coordenador da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares, a FAFER de São Paulo, Thales Ramos, relata algumas muitas conquistas alcançadas em num ano de crise econômica agravada pela pandemia que mudou a forma do mundo produzir e se relacionar.

Foi preciso um esforço maior que em anos anteriores para buscar novos associados. “Foram contatos, visitas e articulações nas bases, nos assentamentos, quilombos, aldeias indígenas e com os produtores rurais tradicionais, para discutir políticas públicas viabilizadas por meio da CONAFER”, destaca.

Nas atividades foram debatidas a criação e formação dos Sindicatos dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiar, os SAFER. Também foram desenvolvidas ações sociais e encaminhadas demandas solicitadas pelas bases, além da articulação de assuntos junto ao Incra, Funai e prefeituras.

Confira algumas das ações da FAFER São Paulo em 2020:

• Regularizações: Safer Boa Esperança do Sul, Associação do Assentamento de Promissão, Acibra: Associação indígena da Aldeia Sapukai/Angra dos Reis-RJ

• Registro do Safer Zacarias-SP.

• Fundação dos Safers: Ribeirão Preto, Promissão, Gália e região, Guarantã e região, Assis, Caçapava e região, Iacanga, Guaraci, Descalvado, todos de São Paulo. Além do Safer Quatis, no Rio de Janeiro.

• Ações sociais: Associação indígena da Aldeia Sapukai (Acibra) / Angra dos Reis-RJ, Aldeia Pataxó Hã Hã Hãe – Paraty-RJ

Também foram montadas equipes para organizar documentações e facilitar o credenciamento em programas do Incra-SP.

https://conafer.org/2020/09/23/por-todo-o-brasil-a-conafer-trabalha-pela-seguranca-alimentar-sustentabilidade-e-cultura/

Sindicato de Ribeirão Preto recebe um carro 0km em reconhecimento pelos serviços prestados

A CONAFER e a FAFER-SP doaram um carro ao sindicato de Ribeirão Preto como reconhecimento do trabalho realizado no ano de 2020, quando o SAFER de Ribeirão conseguiu se desenvolver e realizar projetos fundamentais para o crescimento da agricultura familiar da região, mesmo em um ano extremamente difícil.

Thales Ramos faz questão de lembrar dos apoios recebidos neste ano. “De 8 meses para cá fizemos muito e é fundamental agradecer a confiança e a participação dos companheiros na base. Uma história que a gente tem de amizade com os companheiros que confiam no nosso trabalho. Juntos a gente está conseguindo ter êxito”.

Em janeiro estão previstas as apresentações das ações para 2021 em todos os SAFERs paulistas.

Compartilhe via: