Pensado no final de 2020 e iniciado em janeiro de 2021, o +Pecuária Brasil nasceu para transformar a vida de milhares de agropecuaristas familiares brasileiros

O projeto do +Pecuária se materializa por meio de parcerias entre as Secretarias de Agricultura e Agropecuária dos estados e a CONAFER, que realiza a doação de centenas de milhares de doses de sêmens, produzidas pela multinacional Alta Genetics, durante os próximos 4 anos, beneficiando agropecuaristas familiares de todo o território brasileiro.

Para implantar o projeto nacionalmente, a equipe do +Pecuária da CONAFER realizou mais de 50 videoconferências com as secretarias de agricultura de todo o país até agora. O objetivo é fechar um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) em cada estado. Os primeiros acordos já foram assinados com o Maranhão e Roraima. Nestes estados, as equipes técnicas de cada secretaria de agricultura estão formatando os planos de trabalho para dar início ao programa. As regiões e propriedades já estão sendo selecionadas para integrarem o +Pecuária durante os 4 anos do ACT.

A CONAFER e a Alta Genetics vão assim levar a tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares brasileiros. Como resultado do melhoramento genético nestes estabelecimentos agrofamiliares, o crescimento socioeconômico dos agropecuaristas será importante para dar estímulo a todo o mercado agropecuarista do segmento da agricultura familiar, contribuindo para a implementação de novas políticas públicas nestes estados.

A melhor genética do campo chega em Tocantins e Mato Grosso do Sul

Pelos acordos assinados com a CONAFER, 25 mil doses de sêmens de touros premiados da Alta Genetics serão entregues aos agropecuaristas familiares do Tocantins e Mato Grosso do Sul nos próximos 4 anos

Os termos das minutas dos acordos de cooperação técnica foram apresentados, discutidos, analisados pelos departamentos jurídicos dos dois estados, e agora referendados em dois ACTs para dar início ao +Pecuária que irá beneficiar os agropecuaristas familiares tocantinenses e sul-mato-grossenses.

Pelo Censo Agropecuário do IBGE de 2017, das 50 mil propriedades agrofamiliares do estado do Tocantins, 35 mil são de agropecuaristas. O rebanho bovino destes pequenos produtores contava neste período com 1,3 milhão de cabeças de gado de corte e 150 mil de vacas leiteiras.

Pelo mesmo Censo, no Mato Grosso do Sul eram 43 mil propriedades de agricultura familiar, sendo 30 mil dedicadas à atividade pecuária com plantéis que somados chegam a 1,2 milhão de cabeças de gado de corte e 146 mil de vacas leiteiras.

São números muito parecidos e que demonstram a real importância, quase um protagonismo dos agropecuaristas no segmento econômico da agricultura familiar nestes estados. Assim, já existem as condições ideais para implantar o +Pecuária em diversos municípios do Tocantins e do Mato Grosso do Sul. Mais uma prova de que a CONAFER pensou bem à frente quando idealizou o programa +Pecuária Brasil. Que venham os próximos acordos para avançar ainda mais com a melhor genética do campo.

Bem-vindos ao +Pecuária Brasil, Tocantins e Mato Grosso do Sul!

Compartilhe via: