O +Mais Ações Brasil segue sua expansão pelo país, agora com atividades semanais em 9 estados, com a meta de abranger mais 8 federações até novembro. As ações já ocorrem no Paraná, Rondônia, Acre, Amazonas, Paraíba, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Cuidar, alimentar, apoiar, é um trabalho diário coordenado pela Secretaria de Ações Sociais e Inclusão da Confederação, a SASI. Mais do que ajudar, o programa busca a inclusão de milhares de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Por meio das ações nos centros e nas periferias de grandes cidades, e também em aldeias, são entregues alimentos, cestas básicas, roupas, produtos de higiene, tratamento de beleza, fraldas e muito amor àquela parcela da sociedade mais carente. Hoje, vamos mostrar as últimas atividades de “Uma Ação Animal”, que leva alimentação para os animais, de rua e de abrigos, e “Pratique o Autocuidado”, que eleva a autoestima de mulheres que lutam no dia a dia para cuidar de suas famílias, mas nunca têm a oportunidade de cuidar de si mesmas
A CONAFER, como uma entidade comprometida com a promoção da agricultura familiar no Brasil, tem se destacado não apenas pelo apoio ao desenvolvimento rural, mas também por sua atuação solidária em favor dos mais necessitados. Reconhecendo os desafios sociais persistentes que o país enfrenta, a Confederação assumiu um papel fundamental na entrega de esperança e dignidade para comunidades vulneráveis. Por meio de suas ações, a CONAFER vai além da produção de alimentos no campo, estendendo sua missão para as áreas urbanas e periféricas. A Secretaria de Ação Social e Inclusão, a SASI, oferece apoio direto onde o Estado muitas vezes não consegue chegar. Seja na distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, no cuidado com moradores de rua e animais abandonados, ou nas iniciativas voltadas ao autocuidado e empoderamento das mulheres, a CONAFER atua como uma ponte de solidariedade, ajudando a mitigar os impactos das desigualdades sociais.
“Uma Ação Animal” foi até o bairro Compensa 1, em Manaus, Amazonas, para oferecer suporte a Lívia, uma cuidadora de animais que, há mais de 10 anos, dedica sua vida a essa causa. Enfrentando o desemprego, ela luta para alimentar seus 23 gatos e 6 cachorros. Ao procurar a SASI em busca de ajuda, foram doados 25 kg de ração para gatos e cachorros, contribuindo para o bem-estar de seus queridos animais.
Este lindo gatinho fez parte de “Uma Ação Animal” foi ao Distrito Federal, em São Sebastião, quando foi entregue à sua tutora, dona Ceiça, um saco de ração para seus 20 gatos e outro para seus 6 cachorros. Ceiça é protetora e ajuda muitos animais de rua e outras famílias que se encontram na mesma situação, e procurou a SASI, para levar o alimento dos seus bichinhos.
Em Marizópolis, na Paraíba, “Uma Ação Animal” esteve no Conjunto Habitacional Morar Melhor, onde foi entregue a Dayane Alves de Andrade, 32 anos, rações para gatos e cachorros. Dayane alimenta todos os dias cerca de 20 gatos e 10 cachorros, todos abandonados em seu bairro. Mesmo sem contar com as condições necessárias para comprar rações para tantos animais, ela não desiste, e com a ajuda de parentes e vizinhos continua a cuidar dos seus bichinhos. Bastante feliz por receber a doação, agradeceu à CONAFER por estar mantendo este importante projeto em seu município.
Em Porto Velho, Rondônia, “Uma Ação Animal” foi à residência do senhor Ronei, localizada em um ramal chacareiro próximo ao Ronaldo Aragão. Durante a visita, Ronei contou que está passando por sérias dificuldades, pois está sem emprego no momento. Além disso, ele é responsável por cuidar de seu cunhado, que é cadeirante, o que torna sua situação ainda mais delicada. Ele ficou profundamente agradecido pela ajuda levada para seus animais, que fazem parte de sua vida e precisam de cuidados.
Mais uma parada de “Uma Ação Animal”, agora em Ananindeua, no Pará. A ação foi na casa da dona Sandra, moradora do bairro do Curuçamba. A ajuda chegou em uma boa hora, pois a Sandra foi operada de sua vista, e não pode sair para conseguir o alimento dos animais de rua que ela cuida, muitas vezes abandonados na porta de sua casa. Ela precisa de voluntários para ajudar na limpeza do quintal e no banho dos cachorros. O espaço para acomodar os bichinhos é muito bem cuidado.
Em mais “Uma Ação Animal”, desta vez em Curitiba, Paraná, a equipe da SASI levou até a casa da Aline, 50 kg de ração para seus cachorros. A Aline é protetora e cuidadora de animais que se encontram desamparados, fazendo lar temporário para os mesmos e conta com ajudas sociais de projetos, como a ação animal da CONAFER.
Na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, Mato Grosso do Sul, “Uma Ação Animal” entregou 15 kg de ração para cuidadora de 10 cães, a dona Maria Neres. Outra cuidadora também beneficiada foi a Sidneia Gonçalves, responsável por 12 cachorros e residente na reserva indígena de Dourados. Apesar da dificuldade financeira, estas duas mulheres protegem os seus animais com muito amor e cuidados com todos eles.
Em Rio Branco, no Acre, “Uma Ação Animal” foi à residência de Maria Conceição, no bairro Taquari. Durante a visita, a Maria contou que está passando por sérias dificuldades, pois está sem emprego no momento. Além disso, ela é responsável por cuidar da sua cunhada que é PCD, o que torna sua situação ainda mais delicada. Cuidando de 9 gatos e 7 cachorros, Maria ficou profundamente agradecido pela ajuda, tanto para ela quanto para seus animais, muito importantes para ela e que precisam de cuidado.
A ação “Pratique o Autocuidado” levou a dona Ruth ao salão de beleza, proporcionando a ela um dia de rainha. Dona Ruth está tentando a sua aposentadoria e passando por algumas dificuldades financeiras. Ela também precisa de remédios mensalmente tendo uma despesa muito alta com os mesmos. Dona Ruth é moradora na capital paranaense, Curitiba.
No Distrito Federal, em Sobradinho, “Pratique o Autocuidado” proporcionou para Emanuelle um dia bem produtivo de beleza e cuidados, pois ela nunca tinha ido a um salão, muito devido a sua rotina diária com seus filhos, que são especiais! Seu tempo é voltado todo a eles. Emanuelle agradeceu muito à SASI pelo seu dia de cuidados com sua autoestima.
Na aldeia Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados, a ação “Pratique o Autocuidado” foi direcionada para Patrícia Vanielly Gomes, de 26 anos, mãe de 4 filhos, no centro da foto acima . Ela pertence ao povo Terena e ficou extremamente feliz pela CONAFER oferecer um dia tão especial para ela.
“Pratique o Autocuidado” levou um dia de beleza para a dona Sônia de Fátima, 70 anos, em Belém, no Pará. Dona Sônia é uma senhora que mora sozinha e não tem nenhum parente, além de um filho que trabalha vendendo água. Sônia sempre teve dificuldades na vida, trabalhava como ambulante e nunca teve tempo e condições de cuidar de si. Por isso, este dia foi tão especial para ela.
Nesta ação “Pratique o Autocuidado”, Francisca da Silva Ribeiro, 37 anos, mãe de 3 filhos, residente no bairro Edilson Alves, em Marizópolis, na Paraíba, foi agraciada com um dia de beleza. Ela e os filhos moram com os pais dela. Sua renda familiar não é suficiente para ir ao salão. E as dificuldades do dia a dia fazem com ela não tenha o cuidado necessário com sua beleza. Cheia de autoestima por ter sido contemplada com a ação, e muito feliz, agradeceu à CONAFER por ter trazido esse belo projeto até o seu município.
A ação social “Pratique o Autocuidado” beneficiou Dona Edilene, moradora do bairro Socialista, em Porto Velho, Rondônia. Ela estava radiante, contando como esse momento de autocuidado foi muito especial e importante para ela. Dona Edilene está enfrentando dificuldades financeiras, o que torna gestos como esse ainda mais significativos. Apesar dos desafios, ela demonstrou muita gratidão pela oportunidade de dedicar um tempo a si mesma, algo que, segundo ela, trouxe alegria e renovação.
“Pratique o Autocuidado” foi até o bairro Grande Vitória, em Manaus, Amazonas, para cuidar da Márcia, 33 anos, que teve a oportunidade de dedicar um tempo para si mesma. Ela escolheu fazer os cabelos, unhas e sobrancelhas, cuidados que muitas vezes não estão ao seu alcance. Sua única fonte de renda vem da venda de água em um ponto de ônibus, em uma simples caixa de isopor. Por conta da situação financeira da família, frequentar salões não é uma opção. No entanto, com o +Ações Brasil, foi possível proporcionar à Márcia um momento especial de autocuidado.
As ações sociais da CONAFER refletem a essência de sua responsabilidade social, comprometida em proporcionar uma vida mais digna e cheia de esperança para milhares de brasileiros. Com um olhar atento às necessidades emergenciais, a Confederação não só apoia o campo, mas também constrói caminhos de inclusão e transformação social, reforçando seu papel como agente de mudanças positivas.