Nos últimos dois dias aconteceram duas reuniões de extrema importância para a luta da CONAFER junto aos movimentos indígenas de diversas regiões do país.

No dia 10 de outubro, representantes da CONAFER foram recebidos no INCRA, onde através de um acordo de cooperação técnica, diversos encaminhamentos importantes foram feitos. Um deles diz respeito a uma reunião para discutir a área indígena Maxacali em Ladainha-MG, onde um quilombo está localizado dentro do território e deve ser realocado. A luta é que os quilombolas e os indígenas tenham o acesso às terras que lhe são de direito, e não que tenham que disputar o mesmo território. Queremos que o INCRA adquira terras ao redor do território ja demarcado, para que possa realocar os quilombolas para lá e demarcar melhor o espaço Maxacali. Também foram solicitados mapas de diversas áreas indígenas para que haja um estudo para pensar as melhores estratégias de fortalecimento e entendimento das demarcações. São elas: Baixo Tapajós em Santarém, Krenaks no Parque Estadual 7 de Esplendor, Barra Velha em Porto Seguro e Comexatiba em Prado, na Bahia. Por fim, solicitou-se a presença de representantes do INCRA na Aldeia-Mãe de Barra Velha no próximo dia 25, onde uma grande reunião será feita para definir os tramites da área, que já se enrola na justiça por anos, mesmo depois de aval favorável do Ministério da Justiça, assinatura da presidência e publicação no Diário Oficial da União.

Já na quinta-feira dia 11, a comitiva da CONAFER composta pelo Presidente Carlos Lopes, Secretário de Políticas Indígenas Amarildo Sales e Secretário de Políticas Estratégicas e Línguas dos Povos Originários Alessandro Santos foi recebida na FUNAI, para alinhar as mesmas pautas que foram entregues ao INCRA. Primeiramente a luta para acelerar o processo de demarcação final na Aldeia-Mãe em Barra Velha, onde representantes da FUNAI já garantiram presença na reunião que vai acontecer dia 25 de outubro. Depois foi discutido a questão do território Maxacali de Minas Gerais e foi solicitado um encontro com representantes do INCRA e FUNAI para bater o martelo nessa questão. Outras pautas e ações foram encaminhadas através de novo acordo de cooperação técnica, onde juntos a CONAFER e a FUNAI irão trabalhar para melhorar as condições de vida dos nossos parentes!




 
 

Compartilhe via: