Levar mais saúde, previdência, orientação jurídica e capacitação às mulheres do Distrito Federal é um dos objetivos da parceria entre a CONAFER, a Secretaria da Promoção da Mulher do DF, a Fiocruz e outros órgãos do GDF. No mês de novembro, parte da agenda foi voltada às trabalhadoras rurais de Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, dos Assentamentos José Wilker, Márcia Cordeiro Leite, Café Sem Troco, e dos Acampamentos Betel e Terra Prometida. Participaram as diretorias do +Previdência Brasil, de Saúde Básica e Providências, do ERA e Setor de Filiações, que além de apresentarem a CONAFER ao público, prestaram atendimentos, sanaram dúvidas e conquistaram um grande número de novas filiadas

Ouvir e buscar soluções para as demandas das mulheres rurais é uma das missões da CONAFER, entidade que a cada dia busca se conectar ainda mais à realidade destas produtoras. Para cumprir esta agenda, durante uma semana atuamos por meio do +Previdência Brasil, a Diretoria de Saúde Básica e Providências, a Diretoria ERA e o Setor de Filiações, em parceria com o Governo do Distrito Federal, para levar a melhor prestação de serviços às nossas agricultoras familiares.

Da esquerda para a direita, Simone Alves Pinheiro da assessoria da Presidência; Walter Dantas, Diretoria ERA; Gabrielle Barcelos, advogada da CONAFER; Larissa Castro, Diretoria ERA; Rafaela Cruz, Diretora de Governança Integração de Sistemas e Convênios, e Amanda Fernandes, enfermeira da Diretoria de Saúde Básica e Providências da Confederação

Do GDF, participaram a Secretaria da Mulher e a Subsecretaria de Promoção da Mulher. A Fiocruz também esteve junto com a equipe multidisciplinar. 

As secretarias estavam prestando atendimento com psicólogos voltados ao combate à violência contra a mulher, por exemplo. A Fiocruz estava realizando o projeto Marco, que é uma inovação no rastreio do câncer de colo do útero, onde as próprias mulheres realizam a coleta da amostra para análise.

Ação no Café Sem Troco, em Planaltina

Nos 6 dias da ação, foram realizados em torno de 200 atendimentos e realizadas 49 filiações. Na área da saúde, realizou-se aferição de pressão, teste de glicemia, foram tiradas dúvidas e junto com os líderes dos acampamentos e assentamentos recebemos as demandas para possíveis próximas ações. A advogada Gabrielle Barcelos apresentou o programa + Previdência Brasil, prestando orientação jurídica a respeito dos benefícios previdenciários voltados aos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais. 

Roda de Conversa no Acampamento José Wilker, em Sobradinho

O técnico agrícola, Walter Dantas fez uma apresentação do trabalho da Diretoria ERA, os programas oferecidos, os trabalhos executados, recomendações agrícolas, roda de conversa sobre  treinamento e capacitação no campo rural, além de efetuar o cadastro destes pequenos produtores.

CED Irmã Regina, em Brazlândia

Ruan Saraiva, do setor administrativo da CONAFER, também apresentou a Confederação com todos os seus programas e benefícios, tirando dúvidas e realizando o cadastro de novos afiliados. Rafaela Cruz e Simone Alves atuaram coordenando as ações e deram início as atividades nas rodas de conversa, explicando tudo sobre o +Previdência Brasil, mostrando os projetos da Confederação, sanando dúvidas e divulgando ainda mais as razões que fazem da CONAFER a marca agrofamiliar brasileira.

Assentamento Márcia Cordeiro Leite, em Planaltina

Acampamento Betel, em Brazlândia

Acampamento Terra Prometida, em Brazlândia

Compartilhe via: