Colheita de sucesso! A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa, CONAFER e a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF) trouxe resultados expressivos para os agricultores familiares e pescadores artesanais da região. O êxito da gestão compartilhada do espaço é visível nos números de balanço anual: 764 toneladas de alimentos comercializados pelos produtores, um valor movimentado acima de R$3,5 milhões durante 2023. 

A CECAF, situada no bairro José Américo em João Pessoa, na Paraíba, celebra um ano de sucesso dessa parceria, que vem cada vez mais consolidando a importância da iniciativa para a comunidade local. Dentre as ações de destaque durante o ano, podemos mencionar o Festival do Milho e a Semana do Pescado, que através de esforços conjuntos da CONAFER e da Prefeitura conseguiram fortalecer o comércio local e a agricultura familiar como um todo. 

Festival do Milho: uma celebração da agricultura familiar

A sétima edição do Festival do Milho, realizado entre 20 e 24 de junho, foi um ponto alto para a CECAF em 2023. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com a CONAFER, o evento reuniu comidas típicas, artesanatos, atrações culturais e, é claro, uma variedade de pratos feitos com milho.

Os agricultores participantes da CECAF desempenharam um papel crucial no fornecimento de milho fresco de qualidade, e em grandes quantidades, para o festival. Com a venda da “mão do milho” (52 espigas) a partir de R$30,00, o evento não apenas promoveu a cultura local, mas também proporcionou oportunidades para os agricultores estabelecerem conexões diretas com os consumidores e movimentarem o comércio. 

Semana do Pescado: grande variedade e preços baixos

Outro evento de destaque no ano foi a Semana do Pescado, realizada entre 1 e 8 de abril, novamente em parceria com a Sedurb e CONAFER. Durante essa semana, a CECAF ofereceu uma ampla variedade de peixes, camarões e mariscos a preços acessíveis. A diversidade de opções, aliada à qualidade dos produtos, consolidou a CECAF como referência na comercialização de pescados na região, valorizando cada vez mais nossos pescadores. 

Doações em Foco: apoio quem mais precisa

Além das vendas expressivas, a CECAF também se destacou por suas ações solidárias. Em 2023, foram doadas 5,8 toneladas de alimentos, com destaque para as contribuições significativas à Associação Mãos Estendidas (AMES), que atua no auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas doações refletem o compromisso da CECAF em contribuir positivamente para a comunidade local.

Jerônimo Júnior, Diretor da CECAF e Diretor de Políticas Públicas da CONAFER, enfatiza: “O êxito nas vendas de 2023 é resultado direto da colaboração efetiva entre a CECAF, CONAFER e a Prefeitura de João Pessoa. Estamos orgulhosos de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, fortalecendo laços com a comunidade e beneficiando tanto agricultores quanto consumidores.”

A CECAF, sob a gestão compartilhada, demonstra que é possível unir esforços em prol do crescimento econômico local, da promoção cultural e do apoio social. O sucesso alcançado em 2023 sinaliza um futuro promissor para a agricultura familiar na região de João Pessoa.

Compartilhe via: