Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o início do verão brasileiro será marcado por volumes de chuvas mais regulares na parte central do país, continuidade na Região Sul e, na Região Nordeste e parte da Região Norte, volumes abaixo da média histórica. Em grande parte do Brasil Central, o retorno gradual das chuvas será importante na recuperação do armazenamento de água no solo, principalmente no norte de Mato Grosso e sul de Goiás. No geral, a umidade no solo será favorável para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto em áreas do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como no noroeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde os níveis de umidade poderão ser mais baixos

Na parte leste do Nordeste, ainda teremos um período seco com os acumulados de chuva não ultrapassando os 100 mm

Em grande parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média e chuvas mais regulares, com volumes que podem superar os 300 mm em áreas de Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. No norte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, as chuvas previstas poderão ser abaixo da média, com volumes inferiores a 200 mm.

Previsão de anomalias de: (a) precipitação (chuva) e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, em dezembro de 2023

Para a Região Sul, ainda são previstas chuvas acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, onde são previstos volumes acima de 180 mm. Volumes inferiores são previstos para o centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as chuvas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média. O prognóstico climático do INMET para o mês de dezembro de 2023 e seu possível impacto na safra 2023/24 para as diferentes regiões produtoras indica que em áreas do Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os baixos volumes de chuva previstos ainda manterão os níveis de água no solo baixos, exceto em áreas do sul de Tocantins e extremo sudoeste da Bahia, onde haverá uma ligeira recuperação da umidade no solo. Essa condição poderá impactar a evolução do plantio e desenvolvimento inicial dos cultivos de primeira safra que já estão em andamento.

Na Região Sul, o INMET prevê chuvas acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, com volume pluviométrico acima de 180 mm

No Brasil Central, o retorno das chuvas será aos poucos, o que é fundamental para recuperação do armazenamento de água no solo, como no Mato Grosso e sul de Goiás. A umidade tem tudo para ser favorável à semeadura e crescimento dos cultivos de primeira safra, menos no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, noroeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde os níveis de umidade poderão ser insuficientes.

Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar as fases iniciais dos cultivos de primeira safra. Contudo, em algumas áreas o excesso de chuvas poderá resultar em excedente hídrico e encharcamento do solo, impactando a colheita dos cultivos de inverno e impedindo o avanço da semeadura dos cultivos de primeira safra.

A previsão também indica que as temperaturas deverão ser acima da média em grande parte do país

No leste da Região Norte e grande parte da Região Nordeste, as temperaturas médias podem superar 28ºC. Ressalta-se que, a ocorrência de dias consecutivos com chuva sobre o oeste da Região Sul, poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24°C.

Com informações do INMET, Instituto Nacional de Metereologia, órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Compartilhe via: