A agricultura familiar é o motor da bioeconomia brasileira. O segmento é importante demandador de sustentabilidade por ser uma atividade de natureza agroecológica, mas é sua responsabilidade pela produção de alimentos no país que a torna imprescindível para a nossa segurança alimentar. O Brasil iniciou 2022 com a grande preocupação de manter o abastecimento de alimentos para uma população de quase 220 milhões de pessoas ao longo do ano. E a CONAFER, por atuar em todo o território nacional, em favor de parcela significativa dos pequenos produtores rurais brasileiros, foi incansável na criação e desenvolvimento de projetos, programas e serviços para todas as categorias de agricultores. Mais uma vez cumprimos a nossa missão como entidade representativa de parcela importante dos agrofamiliares brasileiros

Logo no início de janeiro de 2022, na sede da Alta Brasil, um prêmio ao esforço da entidade na implantação do maior programa de melhoramento genético por todo o país, com o lançamento do +Pecuária Brasil em Uberaba-MG. Em seu primeiro ano de efetivação, a revolução genética do +Pecuária atingiu todos os estados brasileiros e quase 2,5 mil cidades. 

Durante todo o ano de 2022, os lançamentos online e simultâneos do +Pecuária não pararam por todo o Brasil

Semana após semana, o programa +Pecuária chegou até a metade do ano em 13 estados diferentes, celebrando acordos de cooperação técnica com 1,5 mil cidades brasileiras antes da metade do ano. Neste mesmo período, ocorreu a Agrobrasília, quando a CONAFER selou um acordo de cooperação técnica com a Seagri-DF e Emater-DF para levar a revolução genética do +Pecuária aos agrofamiliares do Distrito Federal.

Ainda no primeiro semestre de 2022, outra excelente notícia foi a parceria com o Instituto de Terras do Estado de São Paulo, o ITESP, e que levou a tecnologia do melhoramento genético do programa + Pecuária Brasil aos agrofamiliares assentados de São Paulo.

Saindo da pecuária familiar, na Aldeia Meio da Mata, localizada em Porto Seguro-BA, os apicultores pataxó, associados da CONAFER receberam o Selo Arte, um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal, fiscalizado pelos órgãos de agricultura e pecuária dos Estados e Distrito Federal. 

As ações da entidade seguiram com adesões de novas associações por todo o país, como a Cooperativa de Produção e Comercialização Agroindustrial Terra Boa (COOTERRA), com sede no assentamento Zumbi dos Palmares, município paraibano de Mari, a 50 km da capital João Pessoa, e que criou uma agroindústria voltada ao beneficiamento e comercialização da mandioca, aumentando os lucros e melhorando a vida de 130 famílias de agricultores familiares. Outra filiada à CONAFER, a Associação de Mulheres Camponesas Filhas da Terra (Filhasdaterra), com sede em Parauapebas, a 720 km da capital Belém do Pará, fez da agroindústria a principal fonte de renda de 65 famílias, chefiadas pelas mulheres associadas.

Agricultoras filiadas à Associação de Mulheres Camponesas Filhas da Terra, em Parauapebas, no estado do Pará

Além dos produtos e serviços que estão revolucionando a vida das famílias do campo e fortalecendo a produção agrofamiliar em todo o país, a Confederação realizou uma série de convênios voltados aos seus associados na ativa e também aos aposentados do INSS. Durante todo o ano, a CONAFER efetivou centenas de convênios com farmácias, escolas, universidades, clínicas, hospitais, supermercados e diversas empresas por todo o país.

A agricultura familiar é caracterizada pela sua dimensão social e ambiental, além da econômica. Nosso objetivo é facilitar o acesso às terras, crédito e tecnologias adequadas. Assim, seguimos o ano todo de 2022 ao lado dos pequenos produtores, valorizando a produção orgânica e agroecológica, as práticas sustentáveis que preservam o meio ambiente e a qualidade dos alimentos produzidos.

Compartilhe via: