Nascido no Acre, mas com carreira política construída no Amazonas, o deputado Silas Câmara acumula cinco mandatos consecutivos desde 1999. Defendendo os interesses dos amazonenses em Brasília, Silas Câmara teve um encontro com Carlos Lopes, presidente da entidade de agricultores familiares e empreendedores rurais que mais cresce no país. A visita aconteceu na tarde desta terça-feira (5), na sede da CONAFER, em Brasília. Depois de acompanhar atentamente uma apresentação dos projetos e programas da Confederação, o deputado saiu convencido da transformação que a CONAFER vem realizando em todo o território nacional. Como por exemplo, o fato de 50% dos municípios do Amazonas estarem hoje dentro do programa +Pecuária Brasil, uma revolução genética que tem mudado a vida dos pequenos produtores brasileiros

Depois de 2 anos do primeiro acordo de cooperação técnica efetivado pelo +Pecuária Brasil, os resultados do programa impressionaram Silas Câmara. Carlos Lopes relatou o nascimento do bezerro de número 10 mil do programa, além dos outros 22 mil bezerros que devem nascer em breve. 

O programa +Pecuária Brasil está presente em 30 dos 62 municípios do Amazonas

Uma das principais características que tornam o programa +Pecuária Brasil tão eficaz é a assistência técnica gratuita especializada aos produtores familiares. O produto final é a efetiva prenhez do animal. Os produtores também têm acesso às orientações de especialistas que permitem implementar práticas modernas de manejo, nutrição e sanidade animal. Isto é fundamental na saúde do rebanho, melhorando a produtividade. Já são 3,5 mil cidades contempladas com o +Pecuária Brasil, uma revolução que está transformando a vida de pecuaristas e acelerando o desenvolvimento das cadeias produtivas da bovinocultura nacional. São dados impressionantes.

O deputado Silas Câmara recebendo um cocar do presidente Carlos Lopes

O presidente Carlos Lopes também falou do mais recente lançamento da CONAFER, e que vai beneficiar os indígenas do Amazonas, o aplicativo Hãmugãy. O Estado possui a maior população originária do país, com mais de 500 mil indígenas, praticamente um terço de toda a população existente no Brasil. Com a plataforma Hãmugãy, uma ferramenta digital georreferenciada para proteção ambiental dos territórios originários, os indígenas amazonenses vão ser capacitados na proteção ativa dos ecossistemas, permitindo o exercício de guardiões tradicionais, compartilhando informações valiosas, fundamentais para a preservação ambiental.

A CONAFER está capacitando os primeiros indígenas no combate a incêndios, manejo no território e monitoramento das áreas com a utilização da plataforma Hãmugãy, o aplicativo de monitoramento dos territórios

Hãmugãy vem do Macro-Jê, e tem o significado do poder espiritual da onça, da sua força e inteligência, da destreza nos ambientes mais hostis, da capacidade de sobrevivência em situações extremas. Por isso, o Hãmugãy é um aplicativo de monitoramento que facilita registros ágeis de ocorrências ambientais ou ameaças às áreas indígenas. Os registros incluem fotos e coordenadas GPS, que são enviadas ao Centro de Monitoramento da CONAFER, e que serão disponibilizadas por meio de um mapa interativo, possibilitando a resolução do sinistro com muito mais velocidade. Cada registro é instantaneamente processado e enviado ao centro de monitoramento da plataforma, criando respostas rápidas e eficazes em situações críticas. 

O deputado Silas Câmara também conheceu o MAIS VIDA BRASIL, um inédito programa de serviços e benefícios em saúde que vai melhorar a vida dos seus associados no Amazonas, uma parceria com a BSF Saúde e o Terra Bank. Com o conceito “Para ser maior, só sendo todos”, o MAIS VIDA tem a maior cobertura do mercado, garante reembolso medicamento, orientação farmacêutica, assistência odontológica, telemedicina, seguro de vida e auxílio funeral. A ideia é que o segurado em caso de necessidade, entre em contato com o MAIS VIDA de uma forma simples e ágil, por meio de canais de atendimento.

O serviço é desburocratizado para que todos tenham acesso, disponibilizado por canais telefônicos, canal via WhatsApp, muito mais rápido, tudo para não perder tempo. Se precisar de assistência medicamento, é só entrar em contato direto com uma equipe do MAIS VIDA, que o cliente será conduzido e direcionado à farmácia mais próxima da residência para poder retirar o medicamento de rede credenciada. Sem dúvida, mais um produto da CONAFER que vai trazer uma qualidade de vida melhor aos agrofamiliares associados amazonenses.

O presidente da CONAFER também falou do +Previdência Brasil, programa que leva o atendimento do INSS às comunidades rurais e tradicionais, de forma rápida e prática. Equipes da CONAFER fazem cadastros e serviços previdenciários: salário-maternidade, seguro defeso pescador artesanal, aposentadoria por idade rural, auxílio reclusão rural, pensão por morte rural e outros benefícios.

Equipe do +Previdência Brasil em ação recente realizando mais um Curso de Disseminadores de Informações Previdenciárias

Outro programa importante é o Mais Parente nas Aldeias, que nasceu para transformar vidas por meio de ações concretas, e tem como missão fortalecer a autonomia dos povos indígenas nos diversos biomas brasileiros, ouvindo as problemáticas de cada comunidade e transformando-as em um diagnóstico de demanda. Seu objetivo principal é atender e articular para que a voz dos povos seja ouvida, potencializando projetos que estejam de acordo com a realidade de cada grupo indígena, melhorando a segurança alimentar e a fonte de renda sustentável, além de promover oficinas de associativismo e cooperativismo, capacitando os povos indígenas desde a elaboração de projetos até a captação de recursos e gestão dos mesmos. 

Equipe do Mais Parente nas Aldeias no Amazonas com associações, cooperativas, entidades da sociedade civil e comunidades indígenas, representadas por suas lideranças

Carlos Lopes apresentou todo o portfólio dos mais de 30 projetos e programas que vêm sendo implementados com sucesso por todo o país. O deputado Silas Câmara manteve-se muito atento às explicações e deixou claro o desejo de ajudar e apoiar no Congresso as propostas da CONAFER que buscam fazer a diferença na vida de milhões de agrofamiliares brasileiros.

Compartilhe via: