Na manhã desta segunda-feira (9), a Confederação recebeu na sua sede, em Brasília, representantes da cidade baiana de Cocos, do extremo oeste baiano, a 878 km de Salvador, para a entrega de 10 computadores voltados à educação rural, doados pelo ITT (Instituto Terra e Trabalho) e a CONAFER. Assim, amplia-se uma excelente relação com os agropecuaristas do município, já existente por meio da execução do revolucionário programa de melhoramento genético, o +Pecuária Brasil. Esta é mais uma das ações do acordo de cooperação técnica da diretoria ERA e o município, como a execução do programa ERA (Empreendedorismo Rural Agrofamiliar) em 50 propriedades rurais dentro de um ano, além do programa Horta Pedagógica e a realização de cursos de empreendedorismo rural aos agrofamiliares coquenses

A ação da entrega dos computadores, realizada por meio da parceria da Diretoria de Assuntos Institucionais e Parlamentares e Diretoria ERA da CONAFER com a Secretaria Municipal de Cocos-BA, é só mais um capítulo nesta história de cooperação que avança a cada dia. Para receber os equipamentos, estiveram em Brasília, o secretário de Agricultura de Cocos,

Marcelo do Vale Wanderley, acompanhado pelo presidente da COOPIBRIC (Cooperativa de Transportes de Passageiros Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente), Reginaldo Oliveira. Eles receberam as doações das mãos da diretora do ERA, Kriscia Jheniffer, e do diretor de Assuntos Institucionais e Parlamentares, Melk Saturnino.

Da esquerda para a direita, o diretor de Assuntos Institucionais e Parlamentares, Melk Saturnino, o secretário de Agricultura de Cocos, Marcelo do Vale Wanderley, o presidente da COOPIBRIC, Reginaldo Oliveira, o assessor do secretário, Bruno e a diretora do ERA, Kriscia Jheniffer. 

O ERA fortalece o agricultor familiar e empreendedor rural, orientando na administração, implantando novas atividades produtivas, ampliando as que já existem e garantindo rentabilidade. Segundo Kriscia Jheniffer, diretora do Projeto ERA, “o acordo de cooperação técnica entre a diretoria ERA e a Secretaria de Agricultura Municipal de Cocos, é fruto da formalização de uma parceria afirmada em junho deste ano. A gente esteve lá em um evento e oficializamos nossa parceria. Assinamos o acordo de cooperação técnica e fizemos a doação de dez computadores para execução de cursos de empreendedorismo rural, uma ação da diretoria ERA e da Secretaria de Agricultura do município.”

Sobre o programa ERA (Empreendedorismo Rural Agrofamiliar) 

O ERA é uma garantia de renda nos 12 meses do ano de acordo com o calendário de plantio e colheita. Ele moderniza os processos produtivos, fortalece o crédito para produção, garante a comercialização com valor agregado e acesso às políticas públicas (PRONAF, PNAE, Alimenta Brasil), capacitar para o empreendedorismo e gestão do negócio, eleva a renda e a produtividade buscando eficiência e eficácia, também orientando o local para atividade agropecuária.

O ERA também aumenta a rentabilidade, estabelece o perfil tecnológico, social e econômico do empreendedor, elaborar o planejamento estratégico da propriedade, orienta sobre técnicas de cultivo e manejo de animais, ministra treinamentos e cursos, planeja a rotação de culturas, cria técnicas alternativas para o plantio, orienta na legalização de empreendimentos, adota sistema de produção conforme necessidade do mercado e apresenta resultados de pesquisa em encontros e congressos da área agrícola.

Para viabilizar o programa, a CONAFER oferece prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade.

1° DIAGNÓSTICO PRODUTIVO INDIVIDUALIZADO 

Quando são levantadas informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes.

2° PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

Importante etapa de pactuação dos objetivos que ocorre entre o produtor rural e seu técnico de campo, sempre com o acompanhamento de um supervisor. 

3° ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA 

É quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção. 

4° CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMPLEMENTAR Utilizando a experiência da CONAFER, os cursos de curta e média duração, complementam os conhecimentos trazidos pelo técnico de campo e auxiliam nas decisões tomadas pelo produtor rural. 

5°AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE RESULTADOS Conjunto de ferramentas operacionais, desenvolvidas pela CONAFER que apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.

Compartilhe via: