Difícil imaginar uma marca ou empresa presente em 160 dos 223 municípios da Paraíba. Mas a CONAFER está. Por meio do +Pecuária Brasil, a Confederação está levando desenvolvimento socioeconômico para milhares de pecuaristas familiares e para toda a cadeia produtiva paraibana. Este trabalho não vem de agora, pois a CONAFER há muito tempo leva projetos e programas aos pescadores, camponeses, extrativistas, indígenas e quilombolas paraibanos, por meio de centenas de sindicatos e da Fafer da Paraíba. Agora, esta presença se materializa ainda mais com o maior programa de melhoramento genético do país chegando por todo o estado nordestino. No último dia 14 de setembro, na Sala das Sessões da Casa Epitácio Pessoa, como é conhecida a Assembleia Legislativa da Paraíba, foi assinado o projeto proposto pelo deputado estadual Jutay Meneses, e que outorgou a honraria mais importante da Paraíba, a medalha Epitácio Pessoa, ao presidente Carlos Lopes, reconhecendo os relevantes e valorosos serviços prestados ao povo paraibano pela CONAFER

Com formação em direito, ciência política e atuação reconhecida em defesa do setor agrofamiliar, o também agricultor e empreendedor rural, Carlos Lopes, comanda há uma década a CONAFER, tendo neste tempo angariado excelentes relações institucionais com os setores público e privado. Presente em todos os estados brasileiros, a CONAFER representa parcela significativa dos pequenos produtores rurais do país. 

“A CONAFER inaugura a cada lançamento do +Pecuária Brasil, em cada nova cidade brasileira, uma renovada pecuária agrofamiliar, mais desenvolvida e sustentável, geradora de rebanhos qualificados com a alta tecnologia do melhoramento genético, e de milhares de pecuaristas familiares assistidos pela nova tecnologia produtiva e reprodutiva, uma verdadeira revolução genética no campo. Nosso compromisso como Confederação é levar o +Pecuária por todo o país, e como cocriadora e desenvolvedora do programa, inseminar, acompanhar a gestação e entregar a prenhez do animal ao agropecuarista familiar” 

Carlos Lopes

O segmento econômico da agricultura familiar é composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nominal, o que garante a segurança alimentar de mais de 70% da nossa população. Com programas de fomento e projetos de inovação tecnológica voltados aos seus associados, a CONAFER vem cumprindo importante agenda para o setor, sempre com o objetivo de levar apoio técnico, crédito para a produção, assessoria jurídica, além de ações de saúde e educação no campo.

O deputado estadual Jutay Meneses durante discurso de apresentação da proposta de outorga da medalha Epitácio Pessoa ao presidente Carlos Lopes

Sobre o +Pecuária Brasil e a presença em 160 municípios da Paraíba

A CONAFER, em parceria com a empresa líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, criou o + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos, de corte e leite, dos pequenos produtores de todo o país, contribuindo de forma robusta para o crescimento socioeconômico de milhares de agropecuaristas familiares. 

Por meio de acordos de cooperação técnica com secretarias de estado e municípios, a CONAFER faz a doação de doses de sêmens e insumos aos bovinocultores por um período de quatro anos. Uma ideia tão inédita, que a CONAFER avançou e selou acordos de cooperação técnica em mais de 1,6 mil municípios brasileiros, nas 27 unidades federativas, levando o melhoramento genético a milhares de pecuaristas familiares do Norte ao Sul do país em tempo recorde.

Assim, a CONAFER vem inaugurando a cada lançamento uma nova pecuária agrofamiliar, mais desenvolvida e sustentável, produzindo rebanhos qualificados em todos os biomas e mercados agropecuários. Novas parcerias serão celebradas com  a perspectiva de 1 milhão de prenhezes nos próximos anos, um trabalho inovador na biotecnologia de melhoramento genético. Uma verdadeira revolução na reprodução dos rebanhos dos nossos pecuaristas familiares, e que já chegou por toda a Paraíba.

Compartilhe via: