A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

CONAFER BRASIL: presidentes da Câmara e Senado são eleitos; FPMDER segue na defesa do empreendedorismo rural

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural, a FPMDER, atua na defesa incondicional de quem faz a diferença no campo: os empreendedores rurais brasileiros. Por isso, é importante ouvir o que pensa a FPMDER, uma frente de 212 deputados e senadores em caráter suprapartidário, sobre os novos caminhos do Congresso após a eleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente. O deputado federal Fausto Pinato, presidente eleito da FPMDER e autor da proposta que criou a Frente, falou com exclusividade para a Secom sobre o atual momento político, os novos rumos do parlamento e a promoção de políticas públicas para o setor do empreendedorismo rural brasileiro

No entender do deputado federal, Fausto Pinato, “2025 será um ano de muito trabalho e de importantes avanços para o Brasil. Tenho plena confiança de que o presidente Hugo Motta pautará temas estratégicos para impulsionar a economia e criar um ambiente mais favorável ao crescimento do país. Precisamos de medidas que estimulem o setor produtivo e garantam desenvolvimento sustentável, especialmente para quem está no campo”.

O deputado federal Fausto Pinato, presidente eleito da FPMDER e autor da proposta que criou a Frente, em entrevista à Secom/CONAFER

As eleições da Câmara e do Senado

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito no dia 1º de fevereiro, em primeiro turno, com 444 votos. Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno. Motta começou cedo na política e exerce atualmente o quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos.

Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara desde a proclamação da República

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi escolhido no mesmo dia 1º de fevereiro, como novo presidente do Senado Federal até fevereiro de 2027. Alcolumbre foi eleito durante votação em primeiro turno, com um total de 73 votos, para um mandato de dois anos. A escolha foi feita por meio de cédulas de papel, em votação secreta, com a chamada dos parlamentares a partir da ordem de criação dos estados. Alcolumbre sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu o Senado nos últimos quatro anos.

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi escolhido no mesmo dia 1º de fevereiro, como novo presidente do Senado Federal até fevereiro de 2027

Na disputa, Davi derrotou outros dois candidatos: o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e senador Eduardo Girão (Novo-CE), que obtiveram quatro votos cada um. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), antes inscritos como candidatos, retiraram as candidaturas durante a reunião preparatória, em seus discursos de apresentação das propostas.

Para Fausto Pinato o compromisso da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Rural permanece o mesmo, independente das eleições das presidências do Congresso e Senado, que “é fortalecer as cadeias produtivas do agronegócio e garantir que os pequenos agricultores tenham acesso às ferramentas e ao apoio necessário para prosperar. A agricultura familiar e os produtores rurais são essenciais para garantir a segurança alimentar, gerar empregos e impulsionar a economia local”.

A FPMDER defende “medidas que estimulem o setor produtivo e garantam desenvolvimento sustentável, especialmente para quem está no campo”

Segundo o deputado, “hoje um dos principais fatores que impactam a inflação são os preços dos alimentos. E uma das formas mais eficazes de reduzir esses custos é incentivar a produção no campo. O Brasil tem um enorme potencial agrícola, vamos criar condições para que esse potencial seja plenamente aproveitado. Fortalecer o pequeno produtor significa investir em um país mais produtivo, competitivo e justo para todos reduzindo o preço dos alimentos”.

Com a abertura dos trabalhos legislativos, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural seguirá com o seu trabalho de ampliar a visibilidade e a influência dos empreendedores rurais nas decisões políticas do país. Ao unir parlamentares de diferentes correntes políticas em torno desta causa, a FPMDER quer transformar a vida dos empreendedores do campo, fortalecer o setor e desenvolver com sustentabilidade o meio rural brasileiro.

Com informações do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Agência Brasil

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM