da Redação

A Confederação tem recebido lideranças políticas, apresentou a diretoria de Assuntos Institucionais, realiza videoconferências diárias, e representada pela SECOM, Secretaria Quilombola e SENAODS, participou de importante encontro da agricultura familiar no Rio de Janeiro no último final de semana

Promover o desenvolvimento econômico e social dos agricultores familiares em todo o território brasileiro, exige um trabalho permanente de integração de toda a CONAFER. E já nos aproximando do final de 2020, o conceito “É tempo de crescer” materializa-se com diversas conquistas.

Uma delas é a representação política da Confederação, que inspirada na história de atuação dos seus fundadores na criação da Lei da Agricultura Familiar, segue fortalecendo-se em suas relações institucionais, o que é fundamental para a entidade cumprir os seus objetivos de desenvolvimento e fomento do segmento agrofamiliar.

O presidente da CONAFER recebeu parlamentares na diretoria de Assuntos Institucionais da CONAFER, em Brasília

No ano de criação da FPMAF, a Frente Parlamentar Agrofamiliar, a CONAFER tem buscado apoio para projetos e programas voltados ao segmento da agricultura familiar. Para 2021, diversas emendas parlamentares deverão ser propostas para avançar nas demandas dos pequenos produtores e da Agenda 2030 da ONU, com foco em ações de sustentabilidade e segurança alimentar.

Da esquerda para a direita: André Freitas, chefe de Gabinete do deputado Julian Lemos PSL – PB; Jerônimo Júnior, diretor de Assuntos Institucionais da CONAFER; Adauto Fernandes, secretário de Representação do governo da Paraíba; Paulinho Pinheiro, assessor do deputado Hugo Mota, Republicanos da PB; presidente Carlos Lopes da CONAFER; deputado estadual Wilson Filho – PTB; Deputado Julian Lemos PSL-PB, Senador Diego Tavares PP-PB, Deputado Estadual Eduardo Carneiro PRTB-PB

Diretoria de Assuntos Institucionais da CONAFER toma posse com grandes desafios pela frente

Criada para representar a CONAFER em suas relações com outras entidades do setor, caberá à Diretoria de Assuntos Institucionais atuar na elaboração da agenda institucional e nos protocolos da Confederação.

O diretor Jerônimo Junior montou uma equipe com perfil técnico, capacidade de articulação política e grande capacidade na elaboração de projetos voltados às relações com o segmento agrofamiliar e as instituições públicas.

O editor chefe de Jornalismo da SECOM conversou com o prefeito eleito de Agudos-SP

Wilson Ribeiro, editor de jornalismo da Confederação fez uma entrevista com Fernando Octaviani, prefeito eleito de Agudos, 330km da capital São Paulo, acompanhado pelo vereador Junior Artioli, de Domélia, distrito de Agudos.

No encontro virtual, o prefeito de Agudos falou dos projetos para a agricultura familiar da região, onde se concentram diversos assentamentos em busca de regularização fundiária.

Foram discutidos projetos de fomento para os pequenos produtores, como manutenção de estradas para escoamento da produção, parcerias para capacitação técnica dos agricultores familiares, fornecimento de tratores e outras demandas.

https://conafer.org/2020/12/08/assista-ao-4o-episodio-do-fica-a-dica-conafer/

Ainda na pauta foi discutida a nova medida do governo federal, em que as cidades ficarão responsáveis por indicar técnicos, que deverão passar por treinamento online oferecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, terceirizando o trabalho de vistoria local e de checagem de dados, para acelerar o processo de regularização de terras.

O prefeito Fernando Octaviani se comprometeu a receber propostas da Confederação por meio do seu sindicato SAFER de Agudos, comandada pelo presidente Ivanor Carminatti, estabelecendo uma relação de parceria entre a CONAFER e a cidade.

Gabinete da presidência e SECOM realizam encontros por videoconferência

Videoconferência com o Gabinete do senador Wellington Fagundes – MT com os assessores Fernando Damasceno e Mariza Duarte, Lucas Titon e Wilson Ribeiro da SECOM, e Amanda Soares, assessora da presidência

Semanalmente, diversas entrevistas, reuniões e apresentações da CONAFER têm sido feitas por videoconferência com senadores, deputados e assessores parlamentares do Congresso.

Foi realizado um encontro bastante produtivo com o gabinete do senador Wellington Fagundes – MT, por meio dos assessores Fernando Damasceno e Mariza Duarte.

Uma reunião também muito prolífera ocorreu com a assessora de Gabinete do senador Telmário Mota – RR, Thaís de Oliveira, quando o secretário da SECOM, Lucas Titon, apresentou diversos programas da CONAFER de interesse do senador Telmário.

Reunião com a assessora de Gabinete do senador Telmário Mota – RR, Thaís de Oliveira, com o secretário da SECOM, Lucas Titon, o editor de jornalismo, Wilson Ribeiro, e Amanda Soares, assessora da presidência

Ainda na mesma semana, mais uma reunião online, desta vez com o gabinete do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC, eleito prefeito de Maceió. A sua assessora Caroline Martins, recebeu as demandas do Gabinete da presidência da CONAFER e da Secretaria Nacional de Comunicação, a SECOM, oportunidade em que foram debatidas e encaminhadas novas propostas para o setor da agricultura familiar.

Secretário Geral recebeu o prefeito de Itapirapuã-GO

Secretário Geral da CONAFER, Tiago Lopes, na sede em Brasília, Erivaldo, do PL, o prefeito eleito em Itapirapuã-GO (de camisa azul)

Tiago Abraão Lopes, comandando a Secretaria Geral da CONAFER, recebeu, na sede em Brasília, Erivaldo, do PL, o prefeito eleito em Itapirapuã-GO, 193km de Goiânia. Erivaldo foi eleito com apoio dos agricultores familiares da região, e no encontro com Tiago Abraão conheceu as metas para 2021, como o cadastramento dos agricultores da região de Itapirapuã no Sistema Único da CONAFER.

No Rio de Janeiro, SECOM, Secretaria Quilombola e SENAODS acompanham evento da agricultura familiar

Francisco da FAFERJ, Cristina Pinheiro da SENAODS, Lucas Titon da SECOM, Akin da Secretaria Quilombolas

A equipe da SECOM, junto com a Secretaria de Políticas e Desenvolvimento das Comunidades Kilombolas e a SENAODS, Secretaria dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, acompanharam no último final de semana importante evento de fortalecimento da agricultura familiar no Rio de Janeiro, com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, Universidade Federal Fluminense e especialistas de crédito fundiário.

Compartilhe via: