Na terça-feira, dia 07 de maio, o Presidente da CONAFER, Carlos Lopes, junto ao Secretário Geral da Confederação, Tiago Lopes, estiveram reunidos com Marcelo Sampaio Filho, o atual Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura.
O motivo principal desse importante encontro foi discutir junto ao Ministério de Infraestrutura ações socioeconômicas e socioambientais de caráter desenvolvimentista junto às comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas, afim de encurtar o diálogo e trazer para a contemporaneidade o trabalho do governo com essas comunidades.
As principais questões discutidas diziam respeito a inserções de vias, ferrovias, rodovias e hidrovias onde as comunidades se encontram. A CONAFER se colocou como defensora dos interesses e direitos dos afetados no desenvolvimento dos projetos de infraestrutura, para que as comunidades tenham voz nessas empreitadas do governo.
O Ministério se colocou aberto a dialogar com todas as comunidades, a começar pelos povos do Xingu e do Tapajós, e a seguir com assentados e quilombolas, buscando pensar projetos de desenvolvimento em parceria, para que através do diálogo e do alinhamento estratégico não-ideológico, seja possível acoes com menos impactos socioambientais e mais progresso para as comunidades. A CONAFER convidou o Secretário para o festival indígena Quarup no Xingu e ele se mostrou interessado em comparecer e ver de perto a infraestrutura daquela região.

Compartilhe via: