da Redação

Filiação da Associação Comunitária Indígena Pataxó Meio da Mata à Confederação, dá uma nova perspectiva socioeconômica e fortalece projetos na comunidade em Porto Seguro-BA

A ACIPAMM, Associação Comunitária Indígena Pataxó Meio da Mata, na Aldeia Meio da Mata, está construindo uma nova experiência de diversificação da produção e de desenvolvimento econômico, a partir dos incentivos recebidos com a filiação à CONAFER.

O pataxó Josenildo Brito, responsável por articular os projetos da entidade, relata que a parceria é fundamental para o fortalecimento da comunidade. “A parceria com a CONAFER veio com uma expectativa nova e diferenciada, que irá gerar grandes frutos e desenvolvimento para a aldeia.”

Josenildo destaca que a parceria com a Confederação já possibilitou a chegada de recursos utilizados na compra de implementos agrícolas, como: trator, carroça, grade, plantadeira, batedeira, roçadeira, e irá contemplar cada associado com os quintais produtivos.

Josenildo Brito, de cocar azul, e agricultores Pataxó ao lado da produção para o Programa de Aquisição de Alimentos

Quintais produtivos ampliam produção e receitas

“Nos quintais produtivos, nós iremos trabalhar com lavouras brancas, como feijão, milho e outros produtos. No meio da pandemia, conseguimos produzir mais de 3 toneladas de feijão e vários tipos de hortaliças e garantimos algumas vendas para o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos”, relata.

A comunidade comemora o ano de fartura nas plantações e também no trabalho de apicultura, que beneficiou 28 apicultores indígenas associados à entidade. “ O mel, hoje, é um dos nossos principais produtos, e tem nos trazido muitas parcerias e retorno econômico”.

A ACIPAM produz uma série de produtos, como: feijão, milho, melancia, pimenta-do-reino, mel, farinha, polvilho, café, aroeira, colorau, abacaxi, batata doce, óleo de coco. Também produz o óleo medicinal de amescla e um sabonete íntimo com esse mesmo óleo, algodão, mel e menta. “Ao optarmos pela agricultura familiar, esses projetos surgem para desenvolver a comunidade e uma esperança de melhorar a realidade de todos aqui”, enfatiza.

A Aldeia Meio da Mata mantém quintais produtivos no modelo de agrofloresta, com o plantio de mudas nativas junto com a aroeira e o cacau. O que beneficia o produtor e também a preservação da fauna e flora.

Josenildo afirma que a parceria com a CONAFER tem sido muito valorizada. “Estamos vendo os primeiros frutos desta grande parceria, que nos têm permitido ampliar a produção da comunidade e, assim, desenvolver novos projetos”, finaliza.

Compartilhe via: