Na manhã do dia 12 de março representantes da CONAFER estiveram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para uma importante reunião na Secretaria de Políticas Agícolas (SPA). Representando a CONAFER estavam o Presidente Carlos Lopes, o Secretário Geral, Tiago Lopes e o Secretário de Pesca e Aquicultura, Anderson Nunes. Eles foram recebidos pelo Secretário Adjunto da Sec. de Políticas Agrícolas José Angelo Mazzillo, acompanhado do Diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento, Sílvio Farnese, do Secretário Adjunto da Secretaria da Agricultura Familair (SAF), Ewerton dos Santos e do Diretor de Crédito da entidade.
Depois de uma breve apresentação da CONAFER. onde foi exposto todos os trabalhos, ações e ACTs da Confederação, a reunião partiu para pautas referentes às dificuldades do setor e maneiras de saná-las através de parcerias. A primeira pauta foi o Plano Safra que vai sair em julho, pela parte da CONAFER há preocupação em aumentar o crédito do Plano Safra e também fazer com que ele de fato chegue nas bases, uma das grandes dificuldades desse programa. Além disso, foi discutido a questão da pesca dentro do Ministério, que também carece de políticas públicas aplicadas.
Em outro momento, os representantes do MAPA contaram todo o processo do CAF, o novo cadastro da agricultura familiar que está sendo desenvolvido para entrar em vigor em breve. O Presidente e o Secretário Geral tomaram algum tempo para explicar em detalhes tudo que eles acham ser os prós e os contras desse novo sistema. Pegando esse gancho, também foi apresentado propostas em nome da Secretaria Nacional para Questões Indígenas (SEQUI) e Secretaria Nacional de Políticas e Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Kilombolas (SPODEK) da CONAFER, visto que esses Secretários não puderam estar presentes.

Em suma, foi uma ótima reunião e uma recepção calorosa, que gerou perspectivas de parcerias futuras. Uma nova reunião foi marcada para discutir uma proposta de ACT entre CONAFER e MAPA e também aprofundar as discussões sobre o Plano Safra. Além disso, o MAPA fez um convite para que a CONAFER participe ativamente das câmaras da agricultura familiar, que vai ser colocado em prática a partir do próximo mês.

Compartilhe via: