Nessa quinta-feira, 14 de fevereiro, três integrantes da CONAFER realizaram importante reunião na Casa Civil, onde o Presidente da Confederação, Carlos Lopes, teve a oportunidade de dialogar com o atual Ministro da Casa, General Carlos Alberto dos Santos Cruz, e todo seu secretariado. Em sua fala, o presidente teve a chance de apresentar um quadro atual e bem detalhado da Agricultura Familiar no Brasil, tendo como maior foco a questão energética, que vem se mostrando ser um grande empecilho ao desenvolvimento sustentável do trabalho dos pequenos produtores.
Uma das ações que a CONAFER planeja discutir e alinhar com o governo é a implementação em massa de energia renovável no campo, explorando energia solar e eólica. Isso ajudaria no aumento da produtividade e levaria condições ambientais mais humanas ao processo de geração de energia. Esse tipo de energia tem ampla variedade de aplicações no meio rural. No Brasil, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apenas 11 mil propriedades têm o sistema instalado.
Os Secretários ressaltaram a importância do trabalho realizado pela CONAFER que saiu na frente na realização dos estudos para viabilizar a implementação da energia limpa no campo.
Dentre os encaminhamentos a CONAFER se comprometeu a realizar nos próximos dias novo encontro para apresentar a documentação e os estudos de viabilidade técnica de aplicabilidade nas áreas e segmentos de atuação da instituição.
Carlos Lopes, Presidente da CONAFER, Alexandre Lopes, Secretário Jurídico Nacional, Akin Arariboi, Secretário Nacional de Políticas Quilombolas da CONAFER, Marco Antonio de Freitas Coutinho,
Diretor do Departamento de Relações Político-Sociais,
Mauro Biancamano Guimarães,
Secretário Executivo,
Iury Revoredo Ribeiro,
Secretário Especial e o
Ministro da Secretaria de Governo,
General Carlos Alberto dos Santos Cruz compunham a mesa.

Compartilhe via: