A participação da CONAFER no 3º Fórum Internacional de Assuntos sobre a Amazônia, sediado na Universidade de Brasília, foi marcada pela presença expressiva de uma equipe multidisciplinar, desde a presidência até secretarias e diretorias estratégicas. A confederação reforçou a importância da união de diferentes atores sociais para enfrentar os desafios que a Amazônia enfrenta, abordando desde conflitos e ameaças aos povos e ao meio ambiente até a busca por alternativas sustentáveis. A CONAFER se comprometeu a participar ativamente de futuros fóruns e eventos relacionados à região, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e justo para a Amazônia e seus habitantes

A CONAFER teve uma participação de destaque no 3º Fórum Internacional de Assuntos sobre a Amazônia, realizado na Universidade de Brasília. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Multidisciplinares da UnB, em parceria com organizações e movimentos sociais, reuniu diversos atores sociais para discutir os desafios e buscar soluções para a região amazônica.

Com o objetivo de construir conhecimento científico, valorizar saberes e revelar a situação atual da Amazônia, o fórum contou com a participação de estudantes, professores, servidores de instituições de ensino, além de integrantes de movimentos sociais, organizações sindicais e não governamentais da Amazônia, tanto do Brasil como de outros países da região.

A Amazônia enfrenta diversos desafios, como conflitos, ameaças aos povos e ao meio ambiente, além da necessidade de encontrar alternativas sustentáveis que melhorem as condições de vida e trabalho na região. É fundamental reunir forças em diferentes âmbitos, desde o universitário até instituições como ONGs e cooperativas, para enfrentar essas questões complexas.

A equipe da CONAFER marcou presença em peso no fórum, contando com uma equipe multidisciplinar composta desde a presidência até membros da Secretaria Nacional de Políticas de Fomento da Amazônia Legal, Secretaria Nacional de Agricultura e Empreendedorismo Rural, Secretaria de Turismo e Diretoria de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial. Essa presença demonstra o compromisso da confederação em contribuir para o debate e a busca de soluções para a região amazônica.

Durante o fórum, foram realizados debates em quatro painéis principais, abordando temas como transformação do território, desigualdade e violência na Amazônia, crise ecológica e social e suas consequências para a diversidade biológica e cultural, alternativas para a sustentabilidade da região e a importância da Amazônia para seus povos, populações e para a humanidade.

Além das discussões, a programação do evento contou com apresentações de trabalhos, pôsteres, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais, como exposições fotográficas e exibição de audiovisuais. Uma feira de produtos agroextrativistas da Amazônia e da agricultura familiar e camponesa também foi realizada, promovendo o fortalecimento dessas atividades econômicas sustentáveis.

A CONAFER reforça seu compromisso em participar ativamente de todos os próximos fóruns e eventos relacionados à Amazônia, pois reconhece a importância de unir esforços para enfrentar os desafios da região. A confederação continua empenhada em contribuir com sua expertise e representatividade para a construção de um futuro mais sustentável e justo para a Amazônia e seus habitantes.

Compartilhe via: