Foi um sucesso a participação brasileira na 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, realizada entre 15 e 19 de maio, na cidade do Porto, em Portugal. O IWFC teve a participação de 90 países A delegação brasileira contou com 130 pessoas, incluindo representantes do governo, autoridades, expositores, palestrantes e os representantes da CONAFER, Marcelo Santana, diretor de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial e Tamara Bicalho, assessora técnica da diretoria. Após a experiência na Confederação no Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange – TREX, no estado norte-americano de Nebraska, referência mundial no treinamento e alta performance em combates a incêndios florestais, Marcelo Santana foi representar a CONAFER na Europa, promovendo assim a entidade em mais um intercâmbio de conhecimentos e cooperação internacional no manejo de queimas e combate a incêndios florestais. Estes dias foram um período de imersão com várias experiências relacionadas ao assunto como: manejo integrado do fogo nas terras indígenas, levantamento do conhecimento tradicional, queima prescrita, eventos técnicos, crédito de carbono e mudanças climáticas 

A 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (IWFC) teve o objetivo de trazer cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para gerenciamento e manejo dos incêndios florestais. O evento contou com espaços para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas expusessem novas tecnologias, produtos e métodos de combate ao fogo. 

As edições anteriores da Conferência contribuíram para que organizações e profissionais do mundo inteiro compartilhassem conhecimento de doutrinas, manuais de treinamento, técnicas e padrões operacionais no manejo e controle do fogo. A última edição da Conferência foi organizada pelo Ibama e realizada em Campo Grande (MS), em 2019.

Á esquerda, Marcelo Santana, diretor de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial, e à direita, Tamara Bicalho, assessora técnica da diretoria

Marcelo Santana, que teve diversos encontros com outros conferencistas e especialistas, foi o primeiro indígena a representar internacionalmente a instituição nesse tipo de conferência, e teve a oportunidade de apresentar os trabalhos que a Confederação vem realizando com a sua diretoria de proteção ambiental em diversas partes do país. Na sua participação como palestrante na IWFC, o diretor de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER, Marcelo Santana, teve a oportunidade de apresentar dois painéis relacionados aos temas: Manejo Integrado do Fogo (MIF) e o subtema Prevenção e Pré-supressão; e Governança de Risco de Incêndio – Comunicação.

Marcelo Santana falou da capacitação de servidores do Ibama e dos indígenas, na utilização do “Sling Dragon”, nas Terras Indígenas Serra da Moça e Raposa Serra do Sol, em Roraima, quando foram ensinados os procedimentos operacionais para acionamento, manutenção e uso do equipamento. O treinamento contou com a participação da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e com a equipe de instrutores da Confederação.

Outra experiência apresentada no IWFC, foi a operação de combate ampliado com atividades de prevenção a incêndios nas terras indígenas de Araribóia, no município de Amarante do Maranhão, 500 km da capital São Luís, onde reside o povo originário mais ameaçado do mundo, segundo a ONG Survival International, da etnia Awá. A equipe da CONAFER foi acionada para apoiar o Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do IBAMA, na Operação Maranhão.

Também foi mostrada a participação em uma série de treinamentos e oficinas de capacitação oferecidos pelo Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, e pelo Centro de Operações Aéreas – COAer do IBAMA, com a capacitação de servidores do IBAMA, FUNAI e CONAFER, supervisores, chefes de brigadas, brigadistas indígenas, agentes de queima prescritas, pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos de diversos estados brasileiros.

Dessa maneira, a participação da CONAFER na 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, projetou e inseriu a instituição no cenário internacional das temáticas ambientais, principalmente nas discussões do manejo integrado do fogo de base comunitária, com troca de experiências e possibilitando a oportunidade de participação em diversos acordos e projetos internacionais. Com destaque para acordos com países como a Espanha, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Moçambique, além de projetos com a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Compartilhe via: