A Diretoria de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER prepara-se para uma missão internacional no próximo mês de abril, entre os dias 9 e 23, no estado norte-americano de Nebraska. O guardião ambiental e diretor, Marcelo Santana, estará representando a Confederação no Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange – TREX, evento de treinamento e alta performance em combates a incêndios florestais. O convite veio após seleção de 125 candidatos de 9 países diferentes, realizada pelo Centro de Pesquisa e Treinamento, Watershed Research and Training Center (WRTC). O processo envolveu organizações locais, estaduais e nacionais com expertise em combates aos incêndios florestais. Desde que criou no ano passado, os Guardiões Ambientais, a CONAFER tem contribuído no combate às mudanças climáticas do planeta por meio da tecnologia de queimas prescritas e formações de guardiões indígenas em todo o país, trabalho realizado em parceria com o serviço federal PrevFogo, do Ibama

Umas das maiores referências na gestão de incêndios florestais norte-americano, o Watershed Research and Training Center (WRTC) enviou o convite para participar do evento de treinamento, Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange, ao comando da Diretoria de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial, Marcelo Santana, reconhecendo a atuação da Diretoria de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER, por meio da brigada do Guardiões Ambientais.

O guardião ambiental, Marcelo Santana, gestor da  Diretoria de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER

Um exemplo deste trabalho foi a capacitação de servidores do Ibama e dos indígenas, na utilização do “Sling Dragon”, nas Terras Indígenas Serra da Moça e Raposa Serra do Sol, em Roraima, quando foram ensinados os procedimentos operacionais para acionamento, manutenção e uso do equipamento. O treinamento contou com a participação da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e com a equipe de instrutores da Confederação.

Outra ação dos Guardiões Ambientais foi na operação de combate ampliado com atividades de prevenção a incêndios nas terras indígenas de Araribóia, no município de Amarante do Maranhão, 500 km da capital São Luís, onde reside o povo originário mais ameaçado do mundo, segundo a ONG Survival International, da etnia Awá. A equipe dos Guardiões, foi acionada para apoiar o Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do IBAMA, na Operação Maranhão.

Os guardiões da CONAFER têm participado de uma série de treinamentos e oficinas de capacitação oferecidos pelo Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, e pelo Centro de Operações Aéreas – COAer do IBAMA. Foram capacitados servidores do IBAMA, FUNAI e CONAFER, supervisores, chefes de brigadas, brigadistas indígenas, agentes de queima prescritas, pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos de diversos estados da federação.

Marcelo Trindade Santana, gestor da Diretoria de Monitoramento, Proteção e Gestão Territorial da CONAFER, tem trabalho de excelência em combate e prevenção a incêndios, com muita experiência no Ibama. O diretor e instrutor obteve recentemente o reconhecimento da sua hereditariedade indígena pelo povo pataxó, tendo recebido o nome de batismo Hãmugãy Pataxó, na língua mãe Patxohã. 

O reconhecimento da hereditariedade indígena de Marcelo Santana pelo povo pataxó, tendo recebido o nome de batismo Hãmugãy Pataxó, na língua mãe Patxohã

O evento em abril, é um projeto da Niobrara Valley Preserve, que a The Nature Conservancy administra em Nebraska, nos Estados Unidos da América, e está dentro de uma das linhas de trabalho que o “The Watershed Research and Centro de Treinamento (WRTC) e The Fire Learning Network (FLN) – The Nature Conservancy (TNC)”, sob o título ‘Avançar o fogo prescrito entre Praticantes falantes de espanhol tanto nacional quanto internacionalmente – Comunidade Based Training’ , que consiste basicamente no desenvolvimento de competências de profissionais no manejo, gestão do fogo e planejamento da terra, para ações em comunidades e ecossistemas resilientes e adaptados.

Este ano foram mais de 125 candidatos de 9 países diferentes, desde acendedores de fogo iniciantes até chefes experientes. A seleção de Marcelo Santana se explica pelas ações e atividades implementadas pelos Guardiões Ambientais da CONAFER, pelo compromisso com a conservação e proteção dos recursos naturais.

A programação do Niobrara Valley Preserve Prescription Fire Training Exchange – TREX trabalhará com um grupo diversificado de profissionais de incêndio internacionais, todos fazendo parte de um esquadrão durante queimas prescritas e seus efeitos em ecossistemas de pastagens. Haverá longos e intensos períodos de trabalho, seguindo o Sistema de Comando de Incidentes: planos de ação de incidentes, briefings matinais até análises pós-ação, reconhecimento e preparação de unidades para operações de detenção, disparo e limpeza. A chegada dos participantes está prevista para o Posto de Comando de Incidentes (ICP) do Niobrara Valley Preserve 42269 Morel Road, em Johnstown, Nebraska, no dia 9 de abril de 2023, com o término no 23 de abril de 2023. 

Agora, Hãmugãy Pataxó, prepara-se para representar o Brasil e a CONAFER em um dos eventos mais importantes do mundo na prevenção e combate a incêndios florestais. 

Compartilhe via: