A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

CONAFER INDÍGENA: Associação das mulheres do Alto Rio Negro realiza 4ª entrega de PAA

Neste domingo, 16 de fevereiro, a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMIARN), por meio de suas filiadas, efetivou a entrega dos produtos da agricultura familiar às famílias da Associação das Comunidades Indígenas do Alto Rio Negro (ACIARN 2). Esta ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, realizada pela Companhia Nacional de Alimentos, a CONAB, na categoria Doação Simultânea. As duas associações indígenas já haviam sido contempladas com 3 aquisições no ano de 2024. Este trabalho de apoio às associações vinculadas à CONAFER, faz parte do programa Mais Parente nas Aldeias, da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da Confederação em conjunto com a SECAL, a Secretaria da Amazônia Legal da CONAFER. Com esta assessoria é possível fortalecer a produção, orientar no acesso ao PAA, e assim, pôr o alimento na mesa das famílias indígenas nas aldeias ao longo do Rio Negro. Este PAA também se tornou possível pelas pelo empenho de outras instituições locais: IDAM, SGC, FOIRN/CAIBARNX e demais parceiros

Esta foi mais uma conquista das agricultoras indígenas de São Gabriel da Cachoeira-AM, o município onde fica a sede da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMIARN). A AMIARN da etnia baré trabalha com coletivos de mulheres de Tabocal dos Pereira, Sítio Mangari, Sítio Laranjal, Sítio Novo Horizonte e São Francisco de Sales, Juriti, Itaporanga, Mabe, Sítio Acará, São Gabriel Mirim e Terra Indígena Cué Cué. Pelo programa, as produções destas agricultoras indígenas serão adquiridas pelo governo federal para serem entregues às pessoas em vulnerabilidade alimentar, como as escolas do Alto Rio Negro que não recebem merenda escolar da prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. 

Após o trabalho de inclusão das produções indígenas no PAA, uma equipe da CONAFER ajuda na coleta de informações e as assinaturas do Termo de Compromisso do Beneficiário Fornecedor, para a liberação do recurso já para início das compras. A Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMIARN), de São Gabriel da Cachoeira, foi incluída pela 4ª vez na chamada do PAA, o que potencializa a fonte de renda das comunidades e garante a segurança alimentar para combater a fome das famílias com dificuldades em obter as políticas públicas na região. 

A AMIARN atua em um território de 789 mil hectares, ocupado tradicionalmente pelo povo Baré no Alto do Rio Negro há centenas de anos, caracterizado pela diversidade socioambiental com os sistemas agrícolas tradicionais para subsistência, mas também com ciclos e práticas de pesca e abundante produção agroecológica, que inclui abóbora, alface, tomate, banana, batata doce, milho, chuchu, couve, mandioca, feijão, maxixe, melancia e quiabo, alguns dos produtos que serão adquiridos diretamente dos indígenas para entrega às pessoas em vulnerabilidade alimentar.

Após as assinaturas do Termo de Compromisso do Beneficiário Fornecedor, o processo de compras é efetivado. Este PAA é mais uma conquista e merece ser  celebrada. O resultado obtido pelo apoio às comunidades indígenas do Alto Rio Negro, em especial às familias filiadas à Confederação, é motivo de alegria para os indígenas do Alto Rio Negro e para a CONAFER, que a cada dia só fortalece o seu trabalho de defesa das causas originárias. 

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM