da Redação

No último dia 15, o secretário de Comunicação, Lucas Titon, e o editor de jornalismo, Wilson Ribeiro, apresentaram diversos projetos da Confederação em reunião com assessores legislativos e de orçamento do senador mato-grossense

Na foto, o chefe de Gabinete, Fernando Damasceno, a assessora de Orçamento, Marinha Raupp, o secretário de Comunicação, Lucas Titon, o editor de Jornalismo, Wilson Ribeiro, e a assessora legislativa, Mariza Bitencourt Duarte

Uma imagem que chama atenção no gabinete do senador Wellington Fagundes, é um belo quadro da sua cidade natal, Rondonópolis, localizada na região Sudeste do estado, a 210 km da capital Cuiabá.

Nela, vemos o majestoso Rio Vermelho, banhando o município mais importante depois da capital. São 236 mil habitantes, com o segundo maior produto interno bruto de um dos estados que mais cresce no Brasil. Para muitos, a última grande fronteira agrícola do país.

E são exatamente programas e projetos para os nossos agricultores familiares do Mato Grosso que a CONAFER apresentou.

Preliminarmente, houve uma videoconferência entre a Comunicação da CONAFER e o Chefe de Gabinete Fernando Damasceno. A reunião, portanto, foi de trabalho com o objetivo de firmar um protocolo de parceria e cooperação em projetos agrofamiliares.

https://conafer.org/2020/12/14/conafer-cumpre-extensa-agenda-de-encontros-em-ano-de-crescimento/

O secretário de Comunicação, Lucas Titon, entregou projetos da CONAFER para avaliação e possível efetivação em territórios indígenas, no Araguaia, no Pantanal e ações específicas em comunidades de agricultores familiares, incluindo assentamentos.

Todos os projetos foram muito bem recebidos. Titon falou sobre o RAPATRA, a Regularização Ambiental na Perspectiva do Desenvolvimento Territorial Agroecológico dos Assentamentos da Reforma Agrária, uma ideia que alia ação de proteção ao meio ambiente com produção agroecológica; o ERA, a Estação Empreendedora Rural, que cuida da regularização fundiária, da capacitação do pequeno produtor, da sua produção por módulos e as demandas de escoamento e comercialização; além do ELAS voltado às mulheres empreendedoras do campo; o REPLANTAR, criado para unir o trabalho de agricultores aposentados com as novas gerações; e o CONAFER nas Aldeias, que leva aos territórios indígenas a força produtiva do ERA com as tradições e cultura dos povos originários.

Quando Titon falou da excelente relação com os povos indígenas do Xingu, tendo inclusive em seu quadro o secretário Nacional dos Povos do Xingu, Jair Kuikuru, a assessoria do senador Wellington, fez questão de conhecer mais detalhes do projeto CONAFER na Aldeias, e assim, poder implantar nas aldeias do Mato Grosso ações em parceria.

Esta foi a tônica do encontro: fechar parcerias para 2021 levando ao Mato Grosso novas condições de desenvolvimento sócio-econômico para os seus milhões de agricultores familiares.

Compartilhe:

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.

CONAFER - 2022